Rui Costa defende debate nacional contra tráfico de drogas

Foto: Rayllanna Lima/bahia.ba

Foto: Rayllanna Lima/bahia.ba

O governador Rui Costa defendeu nesta terça-feira (14) um debate nacional em torno do fortalecimento do combate ao tráfico de drogas. Durante solenidade em que deu por inaugurada as instalações para a assessoria jurídica a policiais civis e militares, o gestor baiano ressaltou que 80% dos homicídios no país são financiados "direta ou indiretamente" pelo comércio ilegal de entorpecentes. "O que leva hoje milhares de jovens a se matarem, a matarem policiais, pessoas de bem, é a disputa pelos pontos de droga."

Rui Costa anunciou que encomendou à Secretaria de Comunicação uma campanha de conscientização, semelhante ao conteúdo realizado sobre o cigarro. No discurso, o governador também reiterou o desejo de ver esse debate promovido pelos meios de comunicação e criticou a atuação do governo federal.

"Considero um absurdo um país que mantém na ilegalidade o comércio de drogas não ter uma estrutura de inteligência, centralizada a partir do governo federal, que organize o combate aos grandes grupos de comércio e distribuição de drogas", afirmou Rui. ""O fato é que o Brasil se tornou um dos maiores consumdiores de droga no Mundo", disse.

O gestor destacou também que os recursos vindos do comércio ilegal de entorpecentes "financia e corrompe pessoas, que corroem as instituições." Para Rui, os maiores comerciantes de drogas se utilizam da vantagem financeira para sustentar sua defesa no Judiciário. "Quanto maior for o bandido, quanto maior for o poder econômico, menos tempo ele fica na cadeia", disse.