Bahia tem mais de 2 milhões de pessoas com segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Mesmo com os avanços na vacinação, mais de 2,2 milhões de baianos estão com o esquema vacinal contra a Covid-19 atrasado no estado.

De acordo com virologistas, a segunda dose do imunizante é essencial para a prevenção da doença e apenas a vacina da Janssen não necessita de dose de reforço.

Entre as doses em atraso no estado, 1.361.363 correspondem ao imunizante da Pfizer. Já o número de doses atrasadas da AstraZeneca (Oxford) é 472.531, enquanto o da Coronavac é de 387.079. Somente em Salvador, 240 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose.

De acordo com o virologista Gúbio Soares, apenas a primeira dose é insuficiente para combater o novo coronavírus. "Após 90 dias da aplicação da primeira dose, a pessoa praticamente não tem anticorpos de defesa. É como se ela não tivesse recebido a vacina", explicou.

Em muitos casos, o motivo do atraso para se vacinar contra a covid-19 é a desconfiança. O marinheiro Alan Amorim disse que esse foi o motivo que o fez atrasar o recebimento da segunda dose do imunizante. "Eu fiquei meio cismado em tomar a vacina, mas vi que todos que tomaram estão bem, então decidi vir", afirmou.

Para facilitar a imunização na capital baiana, uma ação itinerante aplicou a vacina na Estação da Lapa nesta terça-feira (9) O local é a maior estação de transbordo da capital baiana. A iniciativa esperava atender cerca de 600 pessoas, mas até o meio da tarde, 1920 já haviam tomado o imunizante.