Ao anunciar investimentos na saúde, Rui critica falta de médicos atuando na Bahia

Foto: Adriano Villela/bahia.ba

Foto: Adriano Villela/bahia.ba

Durante inauguração do novo ambulatório do Hospital Ana Nery nesta quarta-feira (10), o governador da Bahia Rui Costa (PT) criticou a falta de médicos atuando na saúde pública.

Ao anunciar investimento superior a R$ 10,5 milhões na área da saúde, que inclui implantação de 20 leitos de UTI cardíaca pediátrica, ele utilizou a dinâmica da República Tcheca, país que visitou recentemente, para fazer um comparativo com o estado baiano.

"Lá o país tem 10 milhões de habitantes e 55 mil médicos. A Bahia tem 15 milhões de habitantes e 20 mil médicos. O que queremos é popularizar a saúde, ao contrário do presidente do Conselho Federal de Medicina", disparou Rui.

E declarou: "Uma coisa que me causa uma grande ansiedade e angustia e que eu gostaria de ver mudado em prazo curto de tempo é a oferta de mão de obra de serviço e atenção médica para nossa população".

Segundo o governador, os investimentos na saúde são para colocar "a Bahia na linha de frente do que há de melhor e mais avançado nas pesquisas e nos tratamentos".

"Tanto do câncer, quanto do coração, do sistema cardiovascular. Essa relação com nossas unidades podem e devem se relacionar com linhas de pesquisas. Isso ajuda muito na formação dos nossos profissionais, médicos, na especialização. Dos nossos enfermeiros. Ajuda para otimizar recursos, dar mais eficiência e qualidade do gasto publico", afirmou Rui Costa.

Acompanhantes de Gyn