Poeta de Santo Estêvão lança livro sobre o município e é destaque na Literatura Brasileira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nascido no município de Santo Estêvão, em 21 de maio de 1996, o jovem poeta Fabrício Oliveira, licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestrando em Estudos Literários pela mesma instituição, está lançando mais um dos seus ilustres trabalhos que só enaltecem a Literatura Brasileira, o livro "Viração".

Fabrício revela que seu desejo em divulgar a história e as belezas do sertão baiano e a localidade de Viração, no interior da Bahia, onde seus bisavós moravam e ele costumava passar boa parte da sua infância, o impulsionaram a realização desse projeto.

Em entrevista exclusiva ao site Página da Notícia ele conta que foi justamente aquele pequeno povoado que o inspirou a criar a maior parte dos poemas do livro "Viração" destacando a simplicidade e ao mesmo tempo a riqueza cultural e os costumes dos nativos dalí.

"No início eu pensei que seria sobre coisas e temas da minha família, mas o livro se confunde com a História e a biografia de Santo Estêvão." Revelou Fabrício Oliveira.

Ilustrando ainda mais essa matéria especial sobre o poeta santoestevence, dois dos mais importantes críticos literários brasileiros vivos, expressaram suas opiniões sobre o livro "Viração":

"Sua poesia me levou a lugares e personagens desconhecidos para mim. Me proporcionou uma viagem intensa pelos seus campos, margaridas e cactos. Obrigada. Continue sempre porque precisamos de poetas como você." Afirmou a ensaísta, escritora, editora, e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda.

Enquanto que o contista e romancista brasileiro, Silviano Santiago, fez a seguinte colocação: "É inegável que tem um livro de poemas em mãos. A qualidade de sua linguagem é excepcional. Tem um escorreito e belo comando da língua portuguesa e, em particular, o que é sempre bem mais complicado, do linguajar de sua região e (presumo) até mesmo da cidade onde nasceu e cresce. Isso torna seus poemas – do ponto de vista ainda linguístico – uma demonstração forte e eficiente do ambiente que foca como objeto de poema, de poesia. Disse atrás que já tem um livro em mãos por causa disso. O conjunto se impõe e é orgânico."

De acordo com Fabrício Oliveira, o lançamento presencial de "Viração" está previsto para meados do mês de maio de 2022, mas o livro já está disponível através da Editora Patuá (https://www.editorapatua.com.br/produto/261727/viracao-de-fabricio-oliveira).