"Dia histórico", diz prefeito sobre Campeonato Baiano de Canoagem em Santo Estevão

Foto: Nivaldo Lancaster

Foto: Nivaldo Lancaster

Aconteceu neste domingo 29, a 5ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem no Lago Pedra do Cavalo no município de Santo Estevão região de Feira de Santana-Bahia.

Em entrevista coletiva, o prefeito de Santo Estevão Rogério dos Santos Costa(PT), parabenizou a realização do evento, "agradeço à Deus por estar nos permitindo um dia tão bacana, é um dia histórico, pela 1ª vez trazendo a Canoagem para nossa população, em breve os filhos de Santo Estevão estarão usufruindo, porque será instalado um Núcleo de Canoagem com todo preparo para os alunos da rede pública para utilizar esse espaço com a expectativa que um dia colocar uma medalha no peito", disse.

Segundo o prefeito além da medalha o mais importante é a construção do cidadão, "a cidadania plena, consciente dos seus deveres e responsabilidades para que a gente possa viver socialmente ,bem organizado e harmonioso esse é o sentimento. Além do esporte, lazer, entretenimento a geração de emprego e renda ainda proporciona as pessoas que vêm apreciar o local, os bares e todos os restaurantes lotados".

Para o gestor municipal o Lago de Pedra do Cavalo vai ser uma referência para Santo Estevão e toda a Bahia, muita gente de Salvador está vindo à Santo Estevão e quando chega ao Lago contempla esse espelho d'água, a natureza e paz, isso não tem preço,".

O prefeito ressaltou os apoios que foram fundamentais para concretização do evento, a Federação Brasileira de Canoagem, os deputados estaduais Ângelo Almeida(PSB) e Eduardo Alencar(PSD).

Rogério Costa finalizou afirmando que o evento representa positivamente para a economia da cidade, "fortalece a rede hoteleira principalmente, temos investimento de 2 resorts outros investimentos sendo feito às margens do Lago, tudo isso vai gerar o turismo, as pessoas se dirigiram a Santo Estevão e a gente tem que acolher e consequentemente vai gerar emprego e renda e isso aquece a economia".

O deputado Ângelo Almeida, falou sobre as estratégias utilizadas para construir o desenvolvimento sustentável do Lago de Pedra do Cavalo , começamos trabalhar com ideias, vimos uma grande oportunidade que poderia ser atraída para Santo Estevão.

A Canoagem é o esporte olímpico brasileiro e a Bahia é a protagonista , temos 3 esportes olímpicos que representam a Bahia em mundiais: Box, Remo a Canoagem e o governador Rui Costa (PT) foi o governo que mais contribuiu para o desenvolvimento do esporte da Canoagem através da construção de Núcleos de Canoagens especializados para preparar e qualificar para formação de atletas de alta performance a partir de 8 a 18 anos", diz.

Convidei para visitar o local a presidente da Federação Brasileira de Canoagem Camila Lima e a vice Luciana Costa, ambas vieram em dezembro de 2021, nos encontramos em Pedra do Cavalo e tudo deu certo, plantamos a semente e em breve vamos colher uma grande vitória que é trazer uma competição nacional ", diz o deputado.

Presidente da Federação de Canoagem

A presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima destacou a importância da escolha do local para realização do evento, "antes de realizar a etapa em qualquer cidade a Federação tem como obrigação fazer a viabilidade técnica do local para ver se tem condições ou não, Santo Estevão foi agraciado. É a minha quarta vez em Santo Estevão, eu estive no final de 2021 juntamente com o deputado Ângelo Almeida, percorremos o Rio Paraguaçu a fim de encontrar alguma localidade para sediar etapa Baiana e o Campeonato Brasileiro, nós nos deparamos com Santo Estêvão e percebemos que tinha viabilidade, a gente deferiu juntamente com o Governo do Estado em parceria com as Federações", conta.

"A população está prestigiando, para nós dirigente e atleta é muito bom, ver o público torcendo, o prefeito da cidade Rogério tem contribuindo muito dando todo o suporte em parceria com as prefeituras locais", disse.

Nosso calendário está com 14 cidades, Santo Estevão está sendo a 5ª, cada município levamos em média 130 atletas, hoje estamos com 120 oriundos de seis cidades, Ubaitaba, Ubatã, Maraú. Itacaré, São Félix e Salvador, é a Bahia toda presente", relata.

Canoagem na Bahia após a conquista olímpica de isaquias Queiroz

a Canoagem na Bahia tem 36 anos de história, sempre tivemos resultados, nós tivemos outros atletas que participaram de edições olímpicas, em 1992 Gerson Lacerda, atleta de alto rendimento da seleção.

"Em 2012 em Londres, Erlon Souza do Núcleo em Ubatã, em 2016 Ezequias Queiroz e Erlon Souza com as medalhas inéditas, com esses resultados a canoagem teve um impacto maior, o investimento que o Governo está fazendo na canoagem na Bahia é muito grande", afirma a presidente.

Camila acrescentou ainda que este ano estamos com investimento de mais R$ 2 milhões na canoagem aa Bahia juntando com projeto social que abrange 4 cidades, o Centro de Canoagem de Ubaitaba foi afetado pelas chuvas e está sendo feita a reforma ".

A vice-presidente da Confederação Brasileira de Conoagem Luciana Costa, falou sobre a importância da Canoagem no município, "esse evento serve como base para o nosso Campeonato Brasileiro de Canoagem, os melhores atletas do estado estão competindo , testando e sendo aprovados neste Campeonato Baiano, em agosto estaremos realizando o maior evento o Campeonato Brasileiro de Canoagem ", diz.