Santo Estevão será sede do Campeonato Brasileiro de Canoagem, Velocidade e Paracanoagem

Federação Baiana de Canoagem (FEBAC) estima a participação de cerca de 500 atletas, de diversos estados, incluindo a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos.

Foto: Ascom PMSE

Foto: Ascom PMSE

Entre os dias 25 e 28 de agosto, o município de Santo Estêvão, receberá a nova edição do Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem, Velocidade e Paracanoagem. É a primeira vez que o evento acontece no estado da Bahia.

O evento, que é uma realização Confederação Brasileira de Canoagem - CBCA, conta com o apoio da prefeitura municipal e vai acontecer na comunidade do Porto Castro Alves (acesso a lateral do Eco Resort Pedra Bonita), das 8h às 18h.

PRESENÇA CONFIRMADA: Izaquias Queiroz , Erlon Silva, Luis Carlos Cardoso e Fernando Rufino.

A FEBAC- Federação Baiana de Canoagem estima a participação de cerca de 500 atletas, de diversos estados, incluindo a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos, entre eles o campeão Olímpico e Mundial, Izaquias Queiroz. O atleta serviu a seleção brasileira por 14 anos e conquistou quatro medalhas olímpicas, sendo duas de prata e uma de bronze no Rio, em 2016, e uma de ouro nos Jogos de Tóquio, realizados em 2021. Dias depois de ir ao pódio no Campeonato Mundial, Isaquias mantém embalo e leva título continental no C1 1000m e país brilha na paracanoagem.

Em maio deste ano, o local foi palco da 5ª etapa do Campeonato Baiano da modalidade, que contou com a participação de 120 atletas e provas na distância 200 metros, com canoas C1 e Caiaques escolas e K1, masculinos e femininos. E está sendo realizada reuniões para viabilizar a competição de travessia, que deve acontecer no Lago Pedra do Cavalo, em Santo Estêvão, a Joia do Paraguaçu. O encontro segue na perspectiva de fomentar não só a atividade esportivas e turísticas no local, mas de promover o desenvolvimento dessa importante atividade econômica na perspectiva de geração de emprego e rede para o Município e região. Participaram da reunião, o Prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, os empresários o Luciano Neves, Marcelo Lyra e Roberto Paragussu.

Também já foi lançado pela SUDESB - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, o Edital para a Construção do Núcleo de Canoagem no Porto Castro Alves, fruto de uma parceria entre município e o governo do Estado.

O município de Santo Estevão tem investido em projetos e ações que visam impulsionar o turismo na região. Entre os projetos está a construção do Complexo do Balneário do Porto Castro Alves, obra que já iniciou. A cidade é dotada de infraestrutura como ruas amplas e pavimentadas, sistema de videomonitoramento, iluminação pública de led, além de diversas outra obras públicas. A rede hoteleira e o comércio varejista tem se destacado pelo crescimento na cidade. Santo Estevão tem sido atrativo para investidores de grandes marcas e franquias nos últimos anos.

"Para mim é motivo de muita alegria poder ver nossa cidade sendo a anfitriã de um evento inédito em nosso estado. A competição é mais um atrativo para nossa política de turismo, que vem sendo uma área bastante crescente em nosso município, graças a infraestrutura que Santo Estêvão possui hoje em dia", concluiu o prefeito Rogério Costa.

ASCOM/PMSE

Acompanhantes de Gyn