Dass responde a vídeo polêmico publicado por funcionário nas redes sociais em nota enviada ao Página da Notícia

Foto: Reprodução Dass

Foto: Reprodução Dass

A empresa Dass enviou uma nota a reportagem do Página da Notícia, na noite desta quarta-feira (12), em resposta a um vídeo publicado nas redes sociais por um funcionário de sua unidade em Santo Antônio de Jesus.

O funcionário afirmou que seu gerente não gostava quando os demais funcionários falavam mal da empresa e relatou descontos em seu salário que ele não entendia, incluindo o corte da cesta básica quando apresentava atestado médico.

A empresa afirmou que os descontos salariais estão amparados nas leis trabalhistas e nas negociações coletivas com as entidades sindicais, além de que a Dass não promove descontos sem suporte legal. A empresa também disse que seu Comitê de Gestão de Pessoas em Santo Antônio de Jesus e a equipe de recursos humanos em todas as unidades estão disponíveis para esclarecer dúvidas dos funcionários.

Além disso, a Dass informou que possui um canal de ética chamado Contato Seguro, onde as pessoas podem relatar situações que estejam em desacordo com a lei ou o Código de Conduta da empresa. A Dass reforçou que repudia a divulgação de informações inverídicas e está sempre aberta ao diálogo quando solicitado.

Confira a nota na íntegra

A partir dos vídeos e falas feitas por um colaborador da unidade Dass de Santo Antônio de Jesus/BA, o Grupo Dass vem a público esclarecer e informar:

Em relação ao transporte dos colaboradores Dass, nesta localidade, a empresa entende que a fiscalização desse serviço é da Secretaria Municipal de Transporte. Até o momento, a Dass não recebeu nenhum tipo de notificação ou reclamação em relação a superlotação. Existem rotas mais populosas, que podem acarretar em transporte de pessoas além da quantidade de assentos, mas no entendimento da empresa, não justifica a duplicação, dado que haveria elevada ociosidade.

Em relação aos descontos de salário, mencionados, eles estão amparados nas Leis Trabalhistas e negociações coletivas efetuadas junto às entidades sindicais, válidas para toda a categoria do calçado no estado da Bahia.

A Dass não promove nenhum tipo de desconto de salário ou de benefício, sem o suporte legal que assim o determina. Portanto, é uma inverdade que horas sobre atestados médicos são descontadas pela empresa.

O Grupo Dass tem por política salarial que nenhum trabalhador receba apenas o mínimo estabelecido pela legislação. Isso significa que mesmo as posições de entrada têm salário superior ao mínimo nacional. O desconto mencionado no depoimento se refere ao adiantamento salarial que o colaborador recebeu no dia 20 do mês anterior.

A Dass mantém um Comitê de Gestão de Pessoas na unidade de Santo Antônio de Jesus e estrutura completa de Relações Trabalhistas e de Recursos Humanos em todas as suas unidades. Ou seja, equipes experientes e capacitadas a atender e a responder todas as dúvidas dos colaboradores dentro da empresa.

O Grupo Dass repudia a divulgação de informações inverídicas e reforça que sempre que necessário o esclarecimento de dúvidas, que as pessoas busquem os canais internos, nas unidades. A empresa reitera que está aberta ao diálogo sempre que solicitado. Portanto, além dos espaços de contato presenciais, em todas as unidades do Grupo Dass há caixas de sugestões localizadas nos pontos de grande circulação para que os colaboradores possam fazer uso para esclarecer as dúvidas ou enviar sugestões. Além disso, indicamos o Contato Seguro, canal de ética adotado pelo Grupo Dass (www.contatoseguro.com.br/grupodass), como meio de comunicação mais adequado para que as pessoas possam falar, esclarecer dúvidas, sugerir ou relatar situações que estejam em desacordo com a lei e com o Código de Conduta da companhia.