Bahia despenca em ranking de competitividade, só fica à frente de 3 estados e é pior do Nordeste

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Bahia caiu sete posições no Ranking de Competitividade dos Estados e está à frente, apenas, de Roraima, Amapá e Acre. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (23/8), pelo Centro de Liderança Pública), põe o estado como último na região Nordeste.

A Bahia protagonizou a maior queda na edição de 2023 do ranking em comparação com o estudo de 2022. Dentre os dez pilares analisados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que elabora o levantamento, o estado caiu em sete, ficou estável em dois e subiu em apenas dois.

Em 2022, o estado, ainda governado por Rui Costa (PT), era 17º no ranking nacional, e quarto no Nordeste.

Ao portal Poder360, o gerente de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda, tratou como surpreendente o desempenho do estado. Refizemos as contas algumas vezes para ter certeza absoluta de que a queda tinha sido tão íngreme e de fato foi", afirmou.

O ranking analisa todos os 26 estados e o Distrito Federal. A liderança segue com São Paulo, seguido por Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O levantamento é realizado há 12 anos e analisa os seguintes pilares: Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Segurança Pública; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Capital Humano; Sustentabilidade Ambiental; Potencial de Mercado; e Inovação.

DETALHAMENTO DA BAHIA
Dos dez pilares avaliados, a Bahia apresenta posições desfavoráveis em oito deles. O setor com o desempenho mais baixo no estado é o de capital humano, no qual a Bahia registrou uma queda de 17 posições, agora ocupando o último lugar. Esse pilar avalia o nível educacional da força de trabalho, bem como fatores relacionados à participação no mercado de emprego e os efeitos sobre a produtividade econômica.

No quesito potencial de mercado, a Bahia desceu uma posição e encontra-se na penúltima colocação. No âmbito da segurança pública, uma área sensível ao governo estadual devido ao aumento dos índices de violência, a Bahia está na 23ª posição.

A classificação da Bahia também sofreu declínio em sustentabilidade ambiental, agora ocupando a 21ª posição. Em termos de infraestrutura, houve um recuo de quatro posições, resultando na 20ª colocação. Tanto em inovação quanto em sustentabilidade social, o estado se encontra na 19ª posição. No setor da educação, outra área de preocupação do governo, o estado subiu duas posições, e ficou em 22º.

Por fim, a Bahia manteve sua quarta posição em Solidez Fiscal, porém caiu cinco posições em Eficiência da Administração Pública, ocupando agora a 11ª colocação em 2023.

Veja abaixo o resultado da Bahia nos dez pilares:

Capital humano – 27º (caiu 17 posições)
Potencial de mercado – 26º (caiu uma posição)
Segurança pública – 23º (estável)
Educação – 22º (subiu 2 posições)
Sustentabilidade ambiental – 21º (caiu 4 posições)
Infraestrutura – 20º (caiu 4 posições)
Inovação – 19º (caiu 4 posições)
Sustentabilidade social – 19º (subiu 2 posições)
Eficiência da máquina pública – 11º (caiu 5 posições)
Solidez fiscal – 4º (estável)

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no Facebook Página da Notícia. Siga a gente no Instagram @paginadanoticia