Comunidades Subaé e Crumataí, em Antônio Cardoso, passarão a ter abastecimento de água tratada

Foto: Reprodução Embasa

Foto: Reprodução Embasa

Cerca de 400 famílias que moram nas comunidades rurais Subaé e Crumataí, no município de Antônio Cardoso, vão passar a receber água tratada nos próximos meses, com a entrega de um sistema público de abastecimento de água tratada. A obra, realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), consiste na implantação de redes adutoras e distribuidoras e representa um investimento de R$ 2 milhões com recursos próprios da empresa.

As redes de distribuição já foram todas implantadas e a Embasa está, no momento, montando a rede principal de adução, que vai conduzir água tratada produzida na Estação de Tratamento de Água de Antônio Cardoso. De acordo com o gerente da unidade da Embasa em Feira de Santana, Raimundo Neto, os serviços devem ser concluídos até o final deste ano. "Após a finalização da adutora, vamos realizar os testes das redes e as ligações domiciliares", informou.


A dona de casa Dayane Silva, moradora da comunidade Subaé, relata a ansiedade pela chegada da água tratada. "A gente tem muita dificuldade, a água que temos aqui não cai direto e é bruta. Estou contando os dias para chegar a água da Embasa", conta. Subaé é certificada desde 2018 como Comunidade Quilombola e Crumataí está em processo para reconhecimento.

"As obras têm tido boa aceitação, tendo em vista que a população não possui acesso a água de qualidade. Estamos nos empenhando para levar água tratada a pessoas que nunca tiveram acesso ao serviço", observou o gerente Raimundo Neto.

Acompanhantes de Gyn