Apple solta atualização para iPhone e iPad após alerta de ameaça cibernética

Foto: Divulgação/Apple

Foto: Divulgação/Apple

A Apple distribuiu uma atualização emergencial do sistema operacional iOS 16.6.1, na quinta-feira (7), para dispositivos iPhone e iPad a fim de evitar a invasão remota dos dispositivos por um software espião chamado Pegasus. No comunicado sobre a atualização, a Apple informa que o iOS 16.6.1 está disponível para smartphones iPhone a partir da geração 8.

A empresa enviou a atualização após ter recebido um alerta da empresa israelense NSO Group, que conseguiu inserir o Pegasus remotamente em aparelhos da Apple, informou o jornal "Financial Times" nesta sexta-feira (8).

O NSO fornece tecnologia de cibersegurança para combater ações de espionagem e terrorismo em plataformas digitais. Segundo o grupo, a ameaça permitiu que clientes do NSO na Arábia Saudita, em Ruanda e no México escondessem códigos maliciosos em imagens transmitidas via iMessage, aplicativo de mensagens dos dispositivos da Apple.

Essas imagens podem permitir que o Pegasus se infiltre nos dispositivos e assuma suas funções remotamente. Ontem, a Apple publicou um comunicado em seu site sobre a atualização para o iOS 16.6.1, mas não cita o Pegasus.

"Para proteção dos nossos clientes, a Apple não divulga, discute ou confirma problemas de segurança até que uma investigação tenha ocorrido e correções ou versões estejam disponíveis", disse a empresa em um post em seu site na quarta-feira (7).