31º Encontro do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada é realizado em Santo Estêvão

Foto: Ascom PMSE

Foto: Ascom PMSE

O município de Santo Estêvão foi palco de um importante evento educacional nesta sexta-feira, 06 de outubro. O Comitê Territorial Baiano de Educação Integral em parceria com o Observatório Nacional de Educação Integral realizou o 31° Encontro de Educação Integral. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, o evento reuniu profissionais de 14 municípios baianos, no Centro de Eventos Profª Tereza Maria da Silva Gesteira.

Os estudantes da Escola Municipal Profº José Agnaldo Barreto de Almeida abrilhantaram ainda mais a abertura do evento e os estudantes da escolas municipais Marizélia de Jesus e da José de Jesus também brilharam em lindas apresentações culturais.

O encontro foi um momento de reflexão e diálogo sobre os desafios e possibilidades para implantação de Políticas Municipais de Educação Integral. Na oportunidade, os educadores também puderam compartilhar suas experiências com a educação integral nos municípios que atuam.

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SANTO ESTEVÃO

Em Santo Estêvão os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Linésio Bastos, no Km 50, já estão sendo comtemplados com a Educação Integral e outras duas e as escolas municipais (Odilton Oliveira e José Arapiraca) já estão se preparando para implantação. Além das 3 creches municipais que também tem atendimento em tempo integral.

Para o Secretário de Educação, Jailson Assis, a educação integral tem uma grande importância porque é a oportunidade de garantir educação de forma ampliada para as crianças. "Para além do ensino aprendizagem na sala de aula os estudantes participam também no contra turno de atividades de arte, informática, educação física. Atividades com ações já previstas na nossa grade curricular e que vão na direção da formação integral das nosssas crianças. É um investimento que contribui de forma significativa a médio e longo prazo na formação de cada estudante. Com menos tempo ocioso, eles podem direcionar suas habilidades e competências no seu espaço de aprendizagem para estar aprendendo coisas significativas e atuarem no seu próprio destino", afirmou Jailson Assis.

A profª Cláudia Santos explica que a educação integral representa uma educação com qualidade sociocultural, com possibilidade de desenvolvimento intelectual, emocional, físico, artístico de um mode bem amplo. "É enxergar o sujeito em sua integralidade. Pensar em educação em tempo integral é dar mais oportunidade para esses meninos e meninas acessarem o conhecimento, o desenvolvimento da leitura, da escrita com apoio da música, da dança, do esporte. É a possibilidade de enxergar a escola para além dos seus muros, interligada com a sua comunidade, com o seu território", afirmou Claudia que atua na Coordenação do Observatório Nacional de Educação Integral, situado na Universidade Federal da Bahia, e coordena o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral.

O prefeito Rogério Costa participou da abertura e expressou sua alegria em receber um evento desse porte em Santo Estêvão.

Participaram também: os secretários municipais de educação, Jailson Assis (Santo Estêvão), Alex Carvalho (Mata de São João), Mª Vanda Barreto (Ipirá), Renata Souza (Ipecaetá), Ana Lúcia (Mulungu do Morro), Floricéia Alves (Rui Barbosa); da Profª Tatiane Cavalcante, representando o Observatório Nacional de Educação Integral, da Profª Cláudia Santos, representando o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral, da Profª Gilva Cardoso, Presidente do Conselho Municipal de Educação, além da equipe de governo e profissionais que atuam na educação Municipal de Santo Estêvão.