Zé da Fênix representa 17 municípios do Portal do Sertão na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Zé da Fênix e o ministro Wellington Dias

Foto: Zé da Fênix e o ministro Wellington Dias

A 6ÂȘ ConferĂȘncia Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan) começou nesta terça-feira (17), em Salvador. O evento, que segue até quinta-feira (19), tem o tema "Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social".

Zé da FĂȘnix, estĂĄ representando Santo EstĂȘvão e outros 16 municĂ­pios do Portal do Sertão na conferĂȘncia. Ele foi eleito delegado duas vezes, a primeira na ConferĂȘncia Municipal no dia 17 de agosto. Posteriormente, foi eleito na ConferĂȘncia Territorial em 29 de agosto.

"Hoje estamos aqui na ConferĂȘncia Estadual honrando a confiança dada e apresentando propostas e projetos para poder representar a Bahia na conferĂȘncia nacional", disse Zé.

Na conferĂȘncia, Zé da FĂȘnix vai apresentar propostas para fortalecer a segurança alimentar e nutricional na Bahia. Ele também vai discutir a necessidade de garantir o direito à alimentação adequada para os municĂ­pios do Portal do Sertão.

A 6ÂȘ Cesan é um importante espaço de debate e construção de propostas para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional na Bahia. O evento é organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), em parceria com a Secretaria de AssistĂȘncia e Desenvolvimento Social do Estado (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN).

Presente na abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destaca a importância da Cesan para a implantação de polĂ­ticas pĂșblicas de segurança alimentar e nutricional no estado. "As conferĂȘncias organizam o debate em torno de proposições. Ao longos desses dias, os delegados escolherão as principais propostas debatidas aqui na Bahia e levarão à BrasĂ­lia na conferĂȘncia nacional, assim como os representantes dos outros estados, para conduzir uma polĂ­tica nacional de segurança alimentar e nutricional", explicou o governador. Ele ainda destacou que, assim, serão garantidos os instrumentos legais de participação de orçamento.

O ministro do Desenvolvimento e AssistĂȘncia Social, FamĂ­lia e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, reforça a necessidade de enfrentar os desafios para superar a fome no paĂ­s. Segundo ele, é fundamental debater este tema com a sociedade. "Precisamos estar juntos no desafio de combater a fome, olhar cada pessoa em cada lugar, olhar no olho. Saber as condições para criar programas adequados, baseados na sustentabilidade", afirmou o ministro.

A expectativa é que a conferĂȘncia resulte em um documento com propostas que serão encaminhadas ao governo do estado e ao governo federal.