Programa Altas Ideias: Gerente regional da Embasa explica falta d'água em Santo Estêvão e região

Foto: Reprodução Agência Brasil

Foto: Reprodução Agência Brasil

A bancada do Programa Altas Ideias, na Rádio Paraguassu FM conversou com o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, na manhã desta sexta-feira (1º). O programa vai ao ar das 7h às 9h.

Durante a entrevista aos apresentadores Jr Leal e Nathy Senna, o gerente regional justificou que o abastecimento de água em Santo Estêvão e região foi severamente afetado devido a cinco interrupções de energia entre domingo (26) e quarta-feira (29).

"Bom, de fato, como nós comunicamos através de nota, nós tivemos entre o domingo (26) e quarta-feira (29), cinco interrupções no fornecimento de energia elétrica pela concessionária. E não foram paradas curtas: nos primeiros três dias foram paradas de 12 horas. Mas a gente, através da diretoria da Embasa, manteve contato com a Coelba. Eles fizeram algumas intervenções durante essa semana. Seria bom que esses problemas fossem corrigidos logo na primeira interrupção, o que acabou não acontecendo. A Coelba só conseguiu sanar o problema na quarta-feira (29). Ainda de quarta para quinta tivemos uma pequena interrupção", disse Raimundo.

Foto: Reprodução

Segundo o entrevistado, o sistema já está totalmente reestabelecido. Porém, existem alguns pontos em todo sistema integrado que atende Ipecaetá, Anguera e Serra Preta e alguns distritos de Feira de Santana que o abastecimento ainda não foi plenamente restabelecido.

Conforme o gerente regional, na sede do município de Santo Estêvão o abastecimento já está normalizado.

Referente à falta d"água nas localidades de Caboclo, Capoeira do Ribeiro, Fazenda Lajedo, Modelo, Boa Vista e Viração, Neto disse que, por se tratar de zona rural, existe uma dispersão muito grande dessas comunidades.

"Invariavelmente a gente tem furto de água, ligações clandestinas que impedem o abastecimento mais regular a todas as ligações. Mas a gente vai verificar nessas localidades se tem alguma questão pontual que nós possamos resolver de imediato para melhorar o abastecimento", explicou.

Questionado sobre o porquê não há gerador na estação de captação, ele explicou:

"O sistema de abastecimento da Embasa não tem apenas o único ponto de alimentação. Então, essa semana foi uma semana mais crítica, mas não foi a única semana que nós tivemos problema. A logística de um gerador é muito difícil de ser realizada porque não existe apenas um ponto. Entre a captação em Santo Estêvão nós temos quatro pontos: nós temos na captação, nós temos duas estações de bombeamento pelo caminho, e nós temos a estação de tratamento. Mais à frente temos outra estação elevatória no Cavunge e outras mais espalhadas pelo sistema. Então, a energia elétrica ela vem falhando em diversos pontos. O que a gente precisa é cobrar, assim como nós somos prestadores, é da concessionária de energia elétrica que ela consiga assegurar um fornecimento contínuo e regular".

Segundo a Embasa muitos prefeitos têm cobrado o fornecimento contínuo e regulado de energia elétrica.

"Muitas vezes a energia não faltou para o cliente de baixa tensão. Existe uma grande diferença entre um cliente que recebe uma energia de 127 ou 220 V, mas quando você está falando de 380 V, 440 V, eles são muito sensíveis", esclareceu o representante da Empresa.

Alguns ouvintes reclamaram dos valores da conta d"água. Raimundo orientou que as pessoas entrem em contato com a empresa através dos canais digitais, ou procurem o escritório local para que a situação seja verificada.

Indagado porque sempre falta água no período do Natal, o gerente explicou que, neste período, sempre há um aumento no consumo de água, e que o sistema opera com toda capacidade e atribuiu a dificuldade de abastecimento a Coelba.

"Tendo essa regularidade no fornecimento de energia elétrica haverá uma intensificação na operação para atender a população", disse.

Questionado sobre a exigência de um reservatório para ligação de água, Raimundo relatou que a Embasa está fazendo um estudo para viabilizar a distribuição de reservatórios domiciliares para famílias de baixa renda, pois o reservatório domiciliar é essencial para a regularidade do abastecimento. "Em breve a Embasa vai ter uma posição", disse.

Ainda de acordo com o Raimundo Neto, gerente regional da Embasa, o sistema de abastecimento tem capacidade de atender a demanda atual e futura, pois foram feitos investimentos para isso. Ele citou que é preciso considerar que o município de Santo Estêvão inclusive já tem a universalização da água, na sede e zona rural.

Canais de Atendimento da Embasa

Agência Virtual

Aplicativo Embasa

WhatsApp Oficial: (71) 99717-0999

Central de Atendimento: 0800 0555 195.

.