Governo lança app "Celular Seguro" para bloquear celulares roubados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo federal lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo "Celular Seguro", que tem como objetivo bloquear celulares furtados ou roubados de forma rápida e segura. O app está disponível para download nas lojas virtuais de celulares e computadores.

O "Celular Seguro" funciona a partir do cadastro do celular da vítima em aparelhos de pessoas de confiança, que podem efetuar o bloqueio em caso de furto ou roubo. Para isso, o usuário deve informar o número do IMEI do celular, que é um código de identificação único de cada aparelho.

O bloqueio do celular é feito por meio de um sistema integrado ao Cadastro Nacional de Aparelhos Móveis (CNAM), que é a base de dados de todos os celulares registrados no Brasil. O bloqueio é realizado em até 10 minutos, o que impede que o aparelho seja usado para realizar ligações, enviar mensagens ou acessar a internet.

Além do bloqueio do celular, o "Celular Seguro" também permite que a vítima bloqueie a linha telefônica do aparelho e os aplicativos bancários instalados nele. O bloqueio dos aplicativos bancários é feito por meio de uma parceria do governo com as principais instituições financeiras do país.

O "Celular Seguro" é uma ferramenta importante para ajudar a proteger os usuários de celulares contra furtos e roubos. O app é gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa.

Como usar o "Celular Seguro"

Para usar o "Celular Seguro", siga os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo na loja virtual de celulares ou computadores.
  2. Abra o aplicativo e selecione a opção "Cadastrar aparelho".
  3. Insira o número do IMEI do celular.
  4. Adicione pelo menos dois contatos de confiança.
  5. Toque em "Cadastrar".

Em caso de furto ou roubo, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo ou o site do "Celular Seguro".
  2. Informe o número do IMEI do celular.
  3. Toque em "Bloquear".