Após denúncias de atraso, Cebraspe aponta data-limite para pagamento de fiscais do Enem na Bahia

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O pagamento dos trabalhadores que atuaram na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia será feito até 12 de janeiro. A data-limite foi informada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade responsável pela contratação dos profissionais, após denúncias de atrasos no repasse.

Em nota, o Cebraspe diz que a situação dos trabalhadores da Bahia e de Pernambuco está "em fase de processamento". Nos demais estados, os valores já foram pagos, de acordo com a entidade.

Aplicadores e fiscais de prova na Bahia relatam que o prazo acertado encerrou há mais de 30 dias. Em 2023, o Enem foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

Diante do prazo, eles contam que procuraram o Cebraspe e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, mas não tiveram resposta.

No último ano, o vencedor da licitação foi o Cebraspe, que justificou a demora em contato com o instituto. "Os pagamentos estão sendo feitos após o processamento dos registros de frequência realizados pelos coordenadores de local de prova", acrescentou.

Veja a nota da Cebraspe:

O Cebraspe informa que foram processados os pagamentos dos colaboradores que atuaram no Enem 2023 dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Distrito Federal, Piauí, Pará, Paraná, Goiás, Maranhão e Sergipe. O pagamento dos colaboradores que atuaram no estado da Bahia está previsto para ocorrer até a data de 12 de janeiro.