Transações por Doc serão encerradas no dia 15 de janeiro, diz Febraban

De acordo com informações divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transferências por meio do Documento de Ordem de Crédito (Doc) só poderão ser efetuadas até o dia 15 de janeiro, quando essa operação será desativada no país.

Depois de quase quatro décadas de existência, a modalidade deixará de ser oferecida pelos bancos. O fim do Doc já havia sido anunciado em maio do ano passado, mas as instituições financeiras receberam um prazo para que deixassem de utilizar a função, conforme o Metrópoles. Muitas delas já aboliram o Doc.

Até o dia 15, será possível agendar transações por meio desse tipo de pagamento para liquidação até o dia 29 de fevereiro – o último dia para que os bancos processem Docs enviados pelos clientes.

Além do Doc, também será extinta a Transferência Especial de Crédito (Tec), usada pelas empresas para o pagamento de benefícios aos funcionários.

Segundo a Febraban, o Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), derrubou a utilização das duas modalidades.

Qual a diferença entre a TED e o DOC?

A diferença é que, no caso da TED (Transferência Eletrônica Disponível), o dinheiro cai no mesmo dia se a operação for realizada antes das 17h e permite transferências maiores do que R$ 5 mil. Já em transações feitas via DOC (Documento de Ordem de Crédito), o dinheiro cai no dia seguinte e o valor máximo é de R$ 4.999,99. Além disso, as taxas cobradas também são distintas.