Poemas da poetisa santo-estevense Nina Maria são publicados em Revista Literária Internacional

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Nina Maria, talentosa poetisa nascida em 2000 em Santo Estêvão, tem suas palavras ecoando para além das fronteiras brasileiras. Seus poemas ganham destaque nas páginas da "Revista Literária Esteros", conquistando reconhecimento no Uruguai e Argentina. Sua participação na "A Juventude da Poesia no Brasil: Mostra de Poesia Contemporânea" adiciona mais um capítulo à sua notável trajetória.

Neste universo poético, ela se destaca como uma voz única, representante da juventude da poesia brasileira entre 1982 e 2000.

Atualmente graduanda em Letras com Francês na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Nina Maria dedica-se à pesquisa acadêmica sobre literatura, gênero, raça, sexualidade e filosofia. Seu artigo em destaque "Entre Portugal e Brasil: experiência e evidências de gênero, raça e política na luta feminina a partir de Ana Luísa Amaral", é parte do acervo bibliográfico e de pesquisa da Universidade de Havard, Princeton, Chicago, Pensilvânia, Washington, Illinois nos Estados Unidos, e na Universidade de Frankfurt, Hamburgo e Munich, na Alemanha.

Nina Maria é a única escritora brasileira presente numa coletânea em homenagem a Ana Luísa Amaral, publicada em Portugal. O artigo destaca-se por sua abordagem única sobre gênero, raça e política na luta feminina.

"É muito interessante para mim ver minha poesia alcançando outros países, além do Brasil. Os poemas contam histórias de quem eu sou, a família que faço parte, a cidade, o estado e o país que vivo. Sinto que não sou publicada sozinha, carrego tudo aquilo que me cerca. Essas publicações são uma oportunidade de conhecer novas culturas. Fico feliz em fazer parte desses movimentos", disse Nina Maria em entrevista ao Página da Notícia.

Além de sua atuação acadêmica, Nina Maria é escritora, editora e curadora literária internacional da Revista Ruído Manifesto. Sua influência se estende por fronteiras, promovendo e divulgando escritores brasileiros e estrangeiros, estabelecendo parcerias em países como Portugal, Inglaterra, Itália, Irá, Argélia, Moçambique, Venezuela e México.

A obra "A Flor da Pele" é um marco na carreira de Nina Maria, presente em 17 estados brasileiros, incluindo todas as regiões do país, além de ter conquistado espaço em Portugal, México e Moçambique.

Seu trabalho não apenas transcende fronteiras geográficas, mas também culturais, deixando uma marca duradoura na literatura contemporânea.