Santo Estêvão adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue neste sábado (02)

Ação visa conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti

Foto: Frreepik

Foto: Frreepik

Neste sábado (02/03), Santo Estêvão adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. A ação, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika.

A programação tem início às 8h e vai até às 12h, com concentração em frente à Administração do Centro de Abastecimento Lineu Cerqueira da Silva (antiga sede da guarda municipal).

O município está entre os que se encontram em estado de alerta epidemiológico para a dengue na região de Feira de Santana, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Isso significa que há um risco elevado de aumento no número de casos da doença.

Como se proteger

A principal forma de se proteger contra a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante:

  • Não deixar água parada em nenhum recipiente: tonéis, baldes, garrafas vazias, pneus, calhas, vasos de plantas,
  • manter caixas d'água e tonéis bem tampados, entre outros.

Vacinação contra a dengue

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão vacinados contra a dengue durante o Dia D. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue no Brasil.