Santo Estêvão adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue neste sábado (02)

Ação visa conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti

Foto: Frreepik

Foto: Frreepik

Neste s√°bado (02/03), Santo Est√™vão adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. A ação, lançada pelo Ministério da Sa√ļde (MS), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika.

A programação tem in√≠cio às 8h e vai até às 12h, com concentração em frente à Administração do Centro de Abastecimento Lineu Cerqueira da Silva (antiga sede da guarda municipal).

O munic√≠pio est√° entre os que se encontram em estado de alerta epidemiológico para a dengue na região de Feira de Santana, segundo dados da Secretaria de Sa√ļde do Estado da Bahia (Sesab). Isso significa que h√° um risco elevado de aumento no n√ļmero de casos da doença.

Como se proteger

A principal forma de se proteger contra a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante:

  • Não deixar √°gua parada em nenhum recipiente: tonéis, baldes, garrafas vazias, pneus, calhas, vasos de plantas,
  • manter caixas d'√°gua e tonéis bem tampados, entre outros.

Vacinação contra a dengue

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão vacinados contra a dengue durante o Dia D. Essa faixa et√°ria concentra o maior n√ļmero de hospitalizações por dengue no Brasil.