Presidente Lula anuncia a criação de Campus do Instituto Federal em Santo Estêvão

Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

O prefeito Rogério Costa esteve nesta terça-feira (12) em Brasília participando do evento onde o governo federal anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia?(IFs).

O município de Santo Estêvão que está localizado no Território de Identidade Portal do Sertão, com população de 53.269 habitantes/IBGE, foi contemplado com um campus do Instituto Federal.

A iniciativa vai gerar inúmeras vagas majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os detalhes do programa de expansão dos IFs foram anunciados pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Vice - presidente, Geraldo Alckmin, do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e do Ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A cerimônia de anúncio ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A iniciativa contou com o envolvimento do Ministério da Educação (MEC), da Casa Civil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Também estiveram presentes no evento o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, a deputada federal Ivoneide Caetano, o deputado estadual Eduardo Alencar e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano.

"A chegada do IFBA em Santo Estêvão estará criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. A construção do campus no município impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. A nova instituição de ensino, quando estiver em funcionamento, levará desenvolvimento local e regional, aumentando ainda mais o grau de desenvolvimento de nossa cidade", comemorou o prefeito Rogério Costa e completou:

"Essa nossa luta é fruto de muito empenho de nossos companheiros, do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, da nossa deputada federal Ivoneide Caetano, do deputado estadual Eduardo Alencar, do Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia Luiz Caetano, do nosso Ministro Chefe-da Casa Civil Rui Costa, do historiador Francisco Anísio Costa Pinto e do Secretário de Educação do Município de Santo Estevão, Jailson Assis".

"Para além da implantação dessa estrutura de ensino, a escola é um lugar de aprendizado, transformação, fortalecimento de identidade e formação de cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade. Acreditamos nisso e trabalhamos com entusiasmo para garantir uma boa formação as nossas crianças, jovens e adultos, que são o futuro da nossa cidade, a Joia do Paraguaçu, disse o Prefeito Rogério Costa."