Após críticas de deputado, Neoenergia Coelba nega demissão em massa

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12), as demissões em "massa" e o não cumprimento do acordo coletivo da Coelba com o Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia). Segundo o parlamentar, entre janeiro e fevereiro foram demitidos 60 trabalhadores, número três vezes superior ao registrado no mesmo período dos últimos cinco anos, quando 20 trabalhadores teriam sido desligados da companhia de eletricidade.

Em nota enviada ao Página da Notícia, a Neoenergia Coelba nega demissão em massa e cita aumento no quadro de colaboradores, confira:

Na contramão do mercado, a Neoenergia Coelba é uma empresa que aposta na primarização dos seus processos, ou seja, a distribuidora vem contratando pessoas para que suas atividades sejam realizadas por profissionais próprios.

De 2017 a 2023, o quadro de colaboradores da empresa cresceu 87%, acompanhando a expansão da empresa. Este movimento é seguido de importantes projetos de qualificação profissional, como a Escola de Eletricistas.

A iniciativa é gratuita e capacita os alunos para executar atividades em instalações elétricas. Nos últimos quatro anos, 1.428 pessoas foram treinadas e receberam o diploma, estando aptas a trabalhar como eletricistas na Bahia. Esta aposta da Neoenergia Coelba reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, gerando emprego e renda para milhares de baianos.

A distribuidora esclarece, ainda, que não há reestruturação em curso e que as vagas de eventuais desligamentos, que são inerentes a quaisquer negócios, serão repostas. A Neoenergia Coelba também mantém diálogos constantes com o sindicato da categoria, promovendo a transparência em todos os processos da empresa.