Falhas no fornecimento de energia pela Coelba afetam fornecimento de água em Santo Estevão, Anguera, Ipecaetá e Serra Preta e distritos de Jaguara e Bonfim de Feira

As falhas constantes no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária Coelba Neoenergia vêm afetando a operação do Sistema de Abastecimento de Água de Santo Estevão, que atende aos municípios Santo Estevão, Anguera, Ipecaetá e Serra Preta e distritos de Jaguara e Bonfim de Feira (Feira de Santana). Só neste mês de março já foram seis ocorrências, que variam entre a interrupção total do fornecimento de energia e oscilações no nível de tensão.

A cada interrupção ou falha de tensão, os equipamentos param, impedindo a captação, bombeamento, tratamento e distribuição da água para a população. Quando a anergia retorna, é preciso reiniciar o envio da água por quilômetros de tubulação e encher os reservatórios até que tenham pressão para abastecer todos os imóveis. Aliadas às altas temperaturas que fazem aumentar o consumo, essas constantes falhas inviabilizam a operação normal do sistema. "Uma interrupção, ainda que curta, causa um grande desequilíbrio na operação do sistema. As bombas param, as tubulações e reservatórios de água se esvaziam e o processo para recuperar a pressão e conseguir abastecer os imóveis leva tempo", explica o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto.

A Embasa mantém equipes em campo monitorando o abastecimento de água nas áreas e efetivando ajustes operacionais em cada região, visando à regularização do fornecimento no tempo mais breve possível. Além disso, cobra reiteradamente a melhoria do serviço da concessionária de energia, demandando soluções que, efetivamente, permitam a operação do sistema de água com regularidade.