Governo anuncia uso da inteligência artificial para garantir que o Bolsa Família seja pago a quem realmente precisa

Foto: MDS

Foto: MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a implementação de tecnologias de inteligência artificial para analisar os inscritos no programa Bolsa Família, visando identificar e remover beneficiários que não se adequem aos critérios estabelecidos.

De acordo com Wellington Dias, titular da pasta, aproximadamente 2% das famílias beneficiárias não preenchem os requisitos para receber o auxílio, em um universo de 21 milhões de famílias atualmente cadastradas no programa.

Essa iniciativa integra o plano de ação da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único, destinado a prevenir fraudes, aprimorar os dados e intensificar a fiscalização dos programas sociais. Atualmente, o MDS já realiza análises de movimentações suspeitas e identifica inconsistências cadastrais em resposta a denúncias ou indícios de irregularidades, além de conduzir revisões periódicas.

O objetivo final é alcançar uma eficiência de 100% no programa Bolsa Família por meio do uso de inteligência artificial, desenvolvida em colaboração com uma unidade de pesquisa estratégica e com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).