Governo inicia readequações em escolas para volta às aulas; professores são contra retorno

SEC reafirma que não há prazo definido para retorno das aulas na rede estadual

Foto: Divulgação / GOV-BA

Foto: Divulgação / GOV-BA

O governo da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado (SEC), já está adotando algumas medidas visando a volta das aulas na rede estadual de ensino, a exemplo da adequação da infraestrutura, com a instalação de novos lavatórios nas escolas. No entanto, o Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato) já se posicionou contra o retorno, apesar de ainda não ter data para a volta das aulas.

"As aulas só serão retomadas em condições de segurança, em consonância com o restante do país e seguindo as melhores práticas e experiências do mundo, de forma segura e sustentável", alerta A SEC. Acrescenta ainda que a "definição do momento do retorno se dará a partir da indicação das autoridades de saúde do governo do Estado, no tempo adequado e seguindo os protocolos de segurança".

O órgão afirma ainda que os protocolos de segurança e o calendário de retorno às aulas serão debatidos com "entidades e instituições pertinentes", entre elas UPB, UNDIME, UNCME, SINPRO, APLB, SINEPE, Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, Fórum Estadual da Educação, Fórum de Gestores e universidades públicas e privadas, além de representações estudantis, seguindo a prática do diálogo, da colaboração e da construção coletiva.