MPT abre inquérito para apurar morte de homem que caiu de andaime em Santo Estêvão

Somente em abril, o Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu quatro inquéritos para investigar as responsabilidades trabalhistas por acidentes fatais ocorridos na Bahia. Todos os casos ocorreram no interior baiano e levaram pelo menos cinco pessoas a óbito.

Nas investigações, os procuradores buscam identificar descumprimentos de normas de saúde e segurança que tenham contribuído para os acidentes.

Em Santo Estêvão, o MPT investiga o caso de um homem que morreu na Fazenda Lagoa Grande da Caatinguinha, após cair de um andaime, no último dia 15 de abril deste ano.

Auxílio doença

Somente em 2020, foram concedidos 16.278 auxílios doença por acidente de trabalho na Bahia, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal. Apesar de expressivo, esse número é menor que em 2019, quando foram 44.632 auxílios.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a redução dos índices pode ser atribuída à queda da atividade econômica e à subnotificação amplificada pela pandemia. Apesar disso, o MPT considera os números "alarmantes", já que os mais de 16 mil casos equivalem a 44 acidentes por dia.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás apenas de países como China, Índia e Indonésia.