Saiba o que colocar no currículo se você ainda não possui experiência profissional

Por Joice Santana - Quem nunca passou (ou está passando) por essa fase, não é mesmo? De fato, a busca pelo primeiro emprego nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, quando ainda não possuem experiência profissional, é muito comum as pessoas se sentirem intimidadas ao elaborar o seu currículo ou até mesmo ficam sem confiança em si mesmas ao se candidatarem a uma vaga de emprego. Mas então, o que fazer nesse caso?

1. Capacitação

O primeiro passo é se capacitar. Procure fazer cursos, não necessariamente de nível superior, mas pode ser também os profissionalizantes e/ou cursos rápidos com cargas horárias menores, mas que lhe agreguem conhecimento e valor profissional. O importante é você obter aprendizado de modo que possa contribuir para a empresa ao colocar em prática o que aprendeu. Portanto, ao apresentar as suas capacitações em seu currículo você demonstra ao mercado que vem se preparando para melhor atender as exigências das ofertas de emprego.

2. Competências Comportamentais

Quando você ainda não possui experiência profissional, nesse caso, você pode evidenciar também em seu currículo suas habilidades e competências comportamentais que acredita ser relevantes para a empresa, como por exemplo: responsabilidade, bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, etc.

Entretanto, é importante que você seja sincero. Pois, caso contrário, no momento da entrevista o selecionador pode perceber que o seu perfil não condiz com o que você relatou no currículo. Por isso, faça uma autoanalise de si mesmo e identifique as características comportamentais positivas que você possui.

3. Trabalho Voluntário

Muitas organizações oferecem oportunidades para que as pessoas, através do seu trabalho gratuito, possam adquirir experiências profissionais. É uma mão de via dupla! Um bom exemplo disso são as Empresas Júnior"s nas faculdades, onde o aluno coloca em prática o que aprende em sala de aula. Mas também existem outras opções, como os programas de estágios voluntários ou até mesmo as instituições sociais que sempre abrem as portas para as pessoas desenvolveram diferentes atividades.

Portanto, caso tenha disponibilidade para realizá-los, encare os trabalhos voluntários como uma oportunidade de adquirir experiência profissional, pois no fim das contas, você terá algum tipo de vivência para relatar em seu currículo.

Veja só, se você achava que não tinha nada de interessante para oferecer as empresas, agora já sabe diferentes possibilidades. Só basta ter o olhar atento e seguir as estratégias para enriquecer o seu currículo que foram apresentadas nessa matéria.

E para mais conteúdo como esse, acesse a minha página profissional no Instagram: @recolocando­_se.