Qual é o melhor layout para o currículo: gráfico ou simples?

O layout do currículo é um aspecto importante, pois o seu principal objetivo é organizar as informações da melhor maneira possível de modo a facilitar a leitura desse documento e destacar o potencial de um determinado profissional.

Por isso, é muito comum as pessoas terem uma busca excessiva por apresentar em seu currículo um layout muito rebuscado, composto por diversas formas, elementos gráficos e cores na intenção de ornamentá-lo ainda mais, pensando que dessa maneira o tornará mais atrativo. Entretanto, o profissional de recrutamento e seleção não está preocupado com o estilo de design que o seu currículo possui, e sim com o conteúdo que este apresenta.

Sendo assim, o melhor layout será aquele que facilitará a compreensão e visualização das informações que estarão presentes nesse documento. Portanto, surpreendentemente, os modelos simples são os mais indicados, já que eles atendem a esse quesito com maestria.

Os currículos com templates gráficas, geralmente, possuem colunas duplas, o que pode desviar a atenção do recrutador e fazer com que, inicialmente, ele preste atenção nas informações menos importantes e não dê o devido olhar para as que mais o interessam.

Em oposição a isso, o layout simples possui coluna única o que induz o recrutador a observar as informações na ordem que, estrategicamente, elas foram expostas para melhor chamar a atenção desse profissional que está o avaliando.

Além disso, caso o currículo possua muitos elementos gráficos, a imagem dele pode ficar poluída e deixá-lo com uma aparência informal. Por isso, na dúvida, é melhor não arriscar. Utilize o layout simples que não tem erro.

E para mais conteúdo como esse, acesse a minha página profissional no Instagram: @recolocando_se.