Santo Estêvão: Corregedor das Comarcas do Interior autoriza inspeção extraordinária em Rio Real

Foto: Ascom TJ Bahia

Foto: Ascom TJ Bahia

Uma inspeção extraordinária na Comarca de Rio Real, a 200 quilômetros de Salvador, foi autorizada pelo corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior, durante a audiência pública realizada na segunda-feira (23), em Santo Estêvão.

O pedido é do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoinhas, Marcelo Gallo. No requerimento, o advogado pede um olhar especial para Rio Real, comarca de entrância inicial e, portanto, subordinada à Corregedoria das Comarcas do Interior. A data da inspeção será definida pela Corregedoria.


A audiência pública, na Câmara de Vereadores, marcou a primeira atividade de mais uma Visita Regimental, a quinta da atual gestão. Estiveram presentes no encontro as juízas Adriana Pastorelle Couto e Louise de Melo Gomes, e o juiz Armando Duarte Júnior, todos de Santo Estêvão, além de outros magistrados da região: João Batista Dantas, de São Gonçalo dos Campos; Lúcia Wehling de Toledo, de Mata de São João; Ivonete Araújo, de Santo Amaro: Bruno Barros dos Santos, de Governador Mangabeira; Marina Torres Lima, de Santa Bárbara; Andréa Palmarella, de Jaguaquara; Débora Peres Okumura, de Catu.


Também participaram o prefeito do município, Rogério Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Thomas Santiago, a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, Nartir Dantas Weber; o advogado Raphael Pitombo, presidente da OAB da Subseção de Feira de Santana, representando o presidente da OAB seção Bahia; a advogada Lorena Oliveira, vice-presidente da OAB subseção de Feira de Santana; o promotor de Justiça em Santo Estêvão, Carlos André Pereira, a defensora pública Raquel Malta, representando o defensor público-geral, e o prefeito de Ipacaetá, Júnior Piaggio, além de advogados, servidores, agentes de serventias extrajudiciais, radialistas e demais representantes da sociedade civil.

Depois de ouvir o prefeito Rogério Costa, que afirmou estar honrado pela promoção da audiência pública no município, e os depoimentos de magistrados, dos outros atores do sistema judicial e de moradores, o corregedor agradeceu a presença de todos e colocou o Gabinete da Corregedoria à disposição da população.

Também em Santo Estêvão, o corregedor visitou o memorial dedicado ao pai, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. Inaugurado em janeiro de 2000, o museu reúne fotos, documentos, diplomas, placas e medalhas que marcaram a carreira jurídica do homenageado. Ainda na sede da comarca visitou os cartórios judiciais e extrajudiciais.

Na terça-feira, foi a vez de Castro Alves, onde o corregedor reuniu-se, no Fórum Desembargador Clóvis Leone, com o juiz Marcos Vinícius de Lima Quadros, servidores e advogados. Foram realizadas inspeções nos cartórios judiciais e extrajudiciais e, mais uma vez, o corregedor reafirmou a disponibilidade dele e de toda a equipe em orientar e dar o suporte necessário para o desenvolvimento dos trabalhos nas comarcas.

Santo Amaro foi a comarca visitada na quarta-feira. As atividades prosseguem até sexta-feira com inspeções em Cruz das Almas, Nazaré e Muritiba. Acompanham o corregedor o juiz Rogério Rossi, designado especialmente para acompanhar os trabalhos, e técnicos da corregedoria que inspecionam unidades judiciais e extrajudiciais.