Censo 2022: IBGE inicia capacitação de 12 mil pessoas que vão coletar dados em domicílios na Bahia; saiba como identificar

Cerca de 12,5 mil pessoas começam a ser capacitadas nesta segunda-feira (18), em todo o estado, para realizar a coleta domiciliar de dados para o Censo Demográfico 2022, que é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desse total, 2.600 pessoas serão treinadas em Salvador em salas cedidas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos Pavilhões de Aulas (PAF) I, III e IV, no bairro de Ondina, e no PAF VI, na Federação.

De acordo com o IBGE, na Bahia, três em cada 10 recenseadores têm até 24 anos (31,6%) e um pouco mais da metade (54,1%) tem menos de 30. Já em Salvador, quase seis em cada 10 são mulheres (55,7%) e quatro em cada 10 têm menos de 30 anos (44,1%).

Todos serão treinados por uma semana, de forma presencial e descentralizada, até a próxima sexta-feira (22). No entanto, aqueles que forem atuar em áreas indígenas ou quilombolas terão um dia adicional de capacitação no dia 25 de julho. Já as visitas, começam a partir do dia 1º de agosto.

Durante o treinamento, os recenseadores terão contato com os conceitos e as metodologias da coleta do Censo Demográfico, além de aprender, na prática, a operar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que será utilizado na operação. Eles terão ainda aulas sobre ética e integridade e condutas de abordagem.

No final da capacitação, os recenseadores passarão por uma avaliação que é parte do processo seletivo e eliminatório. Serão contratados apenas aqueles que acertarem no mínimo 50% da prova final.

Ao visitar os domicílios, todos estarão uniformizados e poderão ter suas identidades confirmadas pelo 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br.