'Se você não tem um padrinho político, você morre na fila da regulação', diz pré-candidato do PSOL na Bahia

Foto: Divulgação/Ascom PSOL

Foto: Divulgação/Ascom PSOL

O pré-candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa (PSOL), declarou que as filas da regulação são utilizadas como "moedas de troca" no Brasil, por meio de "relações de apadrinhamento", de "toma lá dá cá", de "troca de favores".

"No nosso país e no nosso Estado se você não tem amizade, se você não tem um padrinho político, você morre na fila da regulação. As vidas das pessoas são tratadas como meras moedas de troca, por relações coronelistas. Não existe nenhuma transparência e há indícios fortíssimos da existência de uma grande máfia da regulação no nosso Estado. O governo da Bahia não prioriza a saúde e a vida dos baianos", lamentou o cientista social em entrevista à rádio MIX 104.3 FM, ao programa "Jornal da Mix", apresentado pelo jornalista Matheus Morais.

Rosa garantiu que, caso eleito, a gestão da federação PSOL-REDE terá como prioridade disponibilizar aos baianos um sistema de saúde em que as vidas serão priorizadas, e a Bahia terá um sistema de transparência nas filas da regulação "para acabarmos com os donos das vagas" e com a "máfia" que existe atualmente.

"Nossa prioridade será o respeito pela vida da nossa população mais pobre que não tem como arcar com a despesa de um convênio particular. Oferecer um serviço de saúde de qualidade é dever do Estado", defendeu o psolista, na última segunda-feira (18), ao ressaltar que "precisamos defender o SUS enquanto patrimônio do povo brasileiro, o sistema SUS, da forma como foi concebido, é um legado, um exemplo para o mundo inteiro. O problema é que ele não funciona como foi previsto", finalizou.