Operação sustentável da UHE Pedra do Cavalo é destaque no Projeto de Extensão Diálogos sobre Energias Renováveis da UFRB

A UHE de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer 280 mil residências

Barragem de Pedra do Cavalo está com 77% do volume total (Foto: Rui Rezende)

Barragem de Pedra do Cavalo está com 77% do volume total (Foto: Rui Rezende)

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e agregar valor na formação acadêmica de futuros engenheiros e engenheiras, representantes da UHE Pedra do Cavalo participaram do Projeto de Extensão "Diálogos Sobre Energias Renováveis", realizado pelo curso de Engenharia de Energias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Campus de Feira de Santana, para detalhar o modelo operacional da usina, bem como as iniciativas de preservação do meio ambiente.

O projeto de extensão, que teve início em 2021, é realizado anualmente pela universidade durante o segundo semestre e, de acordo com o Professor, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica da UFRB, Luiz Henrique Silva, propõe a realização de eventos gratuitos para toda região do Portal do Sertão e Recôncavo Baiano a fim de difundir as mais recentes tecnologias disponíveis para geração de energia limpa e renovável, promovendo um intercâmbio de informações com a comunidade interna e externa à universidade.

Durante o evento, a UHE Pedra do Cavalo foi representada pelo gerente de operações, Dejair Silva de Lima, o analista de sustentabilidade, Guilherme Moro, e o engenheiro de manutenção, Matheus Oliveira Silva. A equipe ministrou palestras e conversou com os acadêmicos sobre a operação, a importância e o cuidado da usina com o meio ambiente.

"Estamos em uma região rica em recursos naturais. O Rio Paraguaçu é considerado o maior rio genuinamente baiano e a Votorantim Cimentos tem garantido, por meio de iniciativas socioambientais e o diálogo constante com os comitês, a sua preservação. Geramos energia limpa e acreditamos que esse é maior legado que a empresa pode deixar para a região", diz o gerente da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, Dejair Lima.

Legado positivo

Com mais de 15 anos de operação, a UHE Pedra do Cavalo é umas das principais hidrelétricas do estado da Bahia, caracterizada pela sua operação sustentável e renovável, operada sob concessão da Votorantim Cimentos.

Atualmente, no Brasil, cerca de 83% da produção de energia é derivada da energia renovável. Entre as fontes energéticas estão as hidrelétricas, responsável por 65% da geração elétrica do Brasil. Esse tipo de produção gera menos custos de operação para as usinas que escolhem a energia renovável e respeitam o meio ambiente, diferente do petróleo, carvão e derivados, que também fazem parte da matriz energética brasileira. Dessa forma, além da geração de energia, as usinas hidrelétricas possuem um papel fundamental no retardamento do aquecimento global, pois possuem zero emissão de carbono e combatem a emissão de Gases de Efeito Estufa.

Para a geração dessa energia renovável, a UHE de Pedra do Cavalo aproveita o reservatório da barragem para captar um dos principais recursos naturais, a água, por meio das tomadas d'água. Esse volume de água captado é direcionado até uma casa de força (local onde são instalados os equipamentos para produção de energia). Lá dentro, a água passa pelas turbinas, equipamento responsável por conduzir e direcionar a vazão através de um eixo ligado ao gerador. O gerador é o responsável por gerar a eletricidade, que é distribuída por cabos até as torres de transmissão. Nesse processo operacional, a água que entra para mover as turbinas é devolvida por meio de canais de fuga ao rio, sem perdas, alteração ou contaminação.

Para se ter uma ideia, a UHE de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer Maragogipe (BA), São Felix (BA) e Cachoeira (BA) durante três meses, ou seja, cerca de 280 mil residências. Apesar de gerar energia no Recôncavo Baiano, é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) quem realiza a distribuição.

O ONS é uma organização privada sem fins lucrativos criada em 1998, por meio da Lei 9.648, para coordenar e controlar a geração e a transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por quase toda a energia gerada no Brasil. Além do SIN, o ONS também é responsável pela operação dos mais de 200 sistemas isolados que existem no país.