Festejos Juninos de Santo Estêvão: Período atrai turistas e aquece a economia

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O São João de Santo Estêvão teve início no dia 3 de junho, com a 28ª edição do Forró da Modesto Gusmão, festa tradicional que abre o calendário dos festejos juninos da cidade.

A programação seguiu no circuito da Praça Sete de Setembro, com início nos dias 11, 13 e de 22 a 25 de junho, eventos que atraíram movimentação na cidade desde o início do mês.

O Município de Santo Estêvão faz parte da Zona Turística Caminhos do Sertão e está localizado no Território Portal do Sertão, a 156 km de Salvador e a 40 km de Feira de Santana. Banhada pelo Rio Paraguaçu, onde está sendo construído o Complexo Turístico Balneário Porto Castro Alves, Santo Estêvão está situada às margens da BR 116 sul, com toda rodovia em pista dupla.

Os festejos juninos de Santo Estêvão é rota para o turista que gosta de uma festa com segurança, bem organizada, com muita animação e com um povo hospitaleiro.

A cidade possui belezas naturais, prestadores de serviços turísticos, como agência de viagens, organizadora de eventos, hotéis, pousadas, resorts, restaurantes, bares, cafés e similares bem localizados, com ótimas instalações e serviços para receber bem o turista e a população local.

O Circuito dos Festejos Juninos, na Praça Sete de Setembro, coração da cidade, foi palco de apresentações de manifestações culturais, exposições, espaço do artesanato, quadrilhas juninas, shows com bandas locais e de destaque regional e nacional. A decoração foi uma atração à parte que agradou aos turistas e moradores. A Praça recebeu uma decoração com vários elementos que exaltam a cultura nordestina, com o colorido de milhares de bandeirolas, barracões para comercialização de comidas e bebidas, construção de cenários com stand temático, vila junina composta por casarios, capela, balões de São João, fogueira artificial, bonecos decorativos com trajes tipicamente nordestinos, espaço instagramável, entre outros itens que deixaram o público encantado.

Toda essa composição levou os visitantes a uma verdadeira imersão de experiência na tradicional festa junina. O calendário junino ainda contou com apresentação de quadrilhas juninas, trio de Forró e o Forró da Feira, que aconteceu aos sábados no Centro de Abastecimento.

Calendário Junino 2023

Arraiá da Modesto Gusmão

Na noite do dia 3 de junho, o forró correu solto no 28º Arraiá da Modesto, tendo shows com Os Meninos de Seu Zeh, Vitinho Forró, Léo Souza, apresentação da quadrilha Junina Juventude. O Arraiá da Modesto foi idealizado por Getúlio Sacramento sendo realizado na rua em que ele viveu boa parte da vida com seus pais e irmãos. Getúlio Sacramento era quadrilheiro, presidente da quadrilha Junina Juventude, marcador, agente cultural, músico, produtor musical, professor e um apaixonado pelas artes. Quis o destino que Getúlio nascesse no carnaval de 1974 e partisse em 24/6/2023, no dia Santo de São João.

Encontro de Quadrilhas

No dia 11 de junho a cidade viveu um verdadeiro espetáculo de cores, musicalidade, identidade cultural e muita arte no III Encontro de Quadrilhas Juninas, que contou com a participação das Quadrilhas Juninas Luar do Orobó (Rui Barbosa), Mistura Gostosa (Cruz das Almas), U9éDez (Santo Estêvão), Buscapé (Cachoeira), Fole Danado(Pojuca), Fogo Junino (São Félix), Danç"art (Itaberaba), Junina Renascer (Santo Estêvão) e Junina na Pele (Coração de Maria) marcaram presença no evento que trouxe um verdadeiro resgate cultural.

Quermesse e Trezena de Santo Antônio

No dia 13 de junho teve a programação cultural com a Quermesse Junina e Trezena de Santo Antonio, com espaço do artesanato, literatura de cordel, brincadeiras como quebra-pode, corrida de sacos para adultos e crianças, pescaria, pau de sebo com prêmio em dinheiro, apresentação musical com o Concerto Junino do grupo orquestra da Barriguda, Show com a banda, Escravos do Forró. Os eventos aconteceram na Praça Sete de Setembro que se transformou na Vila Junina com Capela, barracas de comidas típicas, artesanato, trios de forró e muito mais.

Festejos na Vila Junina

De 22 a 25 de junho, mais de 25 atrações participaram do evento animando o público presente no circuito da festa na Praça Sete de Setembro. Uma festa organizada e segura para receber bem as pessoas que passaram pelos festejos juninos no circuito. O momento contou com o envolvimento das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Agente de Trânsito, módulo policial, circuito fechado e monitorado, equipes para revista nos acessos ao circuito da festa, estrutura de dois palcos, uma unidade de pronto atendimento em saúde no circuito da festa, que contava com apoio do Hospital Municipal João Borges de Cerqueira e SAMU quando necessário, dentre outros.

Antecipadamente o município realizou capacitação em boas práticas de segurança higiene, manipulação, conservação dos alimentos e bebidas. Foram fiscalizados 96 vendedores ambulantes e estabelecimentos que comercializaram comidas e bebidas durante os festejos. Também foram distribuídos 5.760 preservativos nos dias do São João.

Além dos festejos no circuito oficial, a cidade contou ainda com dois tradicionais festejos que tiveram o apoio da prefeitura local: o Bloco As Caipirinhas e o cortejo do Bumba meu boi.

Foram contratadas várias atrações, não só para os dias dos festejos no circuito da festa, mas também para diversas comunidades rurais, mantendo, assim, viva a tradição do São João.

Com relação as atrações contratadas para animar a festa estiveram Del Feliz, Jeanne Lima, Falamansa, Luan Estilizado, Solange Almeida, Marcos & Belutti, William Dicastro, Banda Magníficos, Lucy Alves, Forró do Tico, Devinho Novaes, Nadson O Ferinha e Chambinho do Acordeon. Também tivemos artistas regionais como Beth Dias, Igor o Rei da Farra, Eric Gomes, Baby Ribeiro, Gil Barbosa, Os Falcões, Dona Flor, Skankara, Beto Botho e Brenno Oliveira.

Estima-se que mais de 100 mil pessoas passaram pelo circuito da festa na Praça Sete de Setembro.

Conforme dados das polícias Militar e Civil o São João de Santo Estêvão foi tranquilo, com apenas uma ocorrência no circuito da festa. Isso graças ao povo ordeiro que veio se divertir. A tranquilidade também atribui-se ao sistema de Vídeomonitoramento existente na cidade, que utiliza câmeras de alta resolução em diversos pontos da cidade, incluindo todo o local dos festejos. A central de videomonitoramento funciona 24 horas por dia, com sistema direto da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e tem sido uma grande aliada na seguança pública na cidade.

Além desse monitoramento constante, a iluminação a LED da praça, bem como sua estrutura montada com fechamento com grades e seguranças no controle do fluxo de pessoas colaboraram para uma festa ainda mais segura.

Nessa época são gerados postos de empregos formais e informais, devido ao aquecimento da economia local, além do impulsionamento das atividades econômicas na indústria, comércio e setor de serviços, com a procura para a locação de imóveis, fomentando os diversos segmentos, comércio informal, prestadores de serviços turísticos como bares, restaurantes, cafés e similares, rede hoteleira que durante o período atingiu ocupação máxima.

Como faz todos os anos, a prefeitura antecipou metade do décimo terceiro e o salário dos servidores municipais, movimentando e aquecendo ainda mais a economia local.

Uma estimativa da Prefeitura indica que os festejo juninos de Santo Estevão devem ter gerado 2 mil empregos diretos e indiretos. Foram injetados mais de 100 milhões de reais na economia local durante os festejos no mês de junho.

"Nossos festejos foram um verdadeiro sucesso. Estou radiante por todo resultado que tivemos, desde a economia local que teve números expressivos, bem como pela alegria que foi viver toda essa festa. Nos empenhamos para fazer o melhor para nosso povo e ver a alegria no rosto de cada cidadão foi gratificante demais", pontuou o prefeito Rogério Costa.

Fonte: ASCOM/PMSE