Santo Estêvão: Adolescente é apreendido após retirar encomenda nos Correios com R$ 1.000 em notas falsas
Um adolescente foi apreendido na tarde desta quinta-feira (9) em Santo EstĂȘvão com R$ 1.000,00 em notas falsas. A apreensão foi realizada pela PolĂcia Civil, que atendeu a uma denĂșncia da PolĂcia Federal.
Conforme informações colhidas pela reportagem do PĂĄgina da NotĂcia, a equipe do Serviço de Investigação da Delegacia Territorial de Santo Estevão (DT) foi até a agĂȘncia dos Correios da cidade, no local, os policiais encontraram o menor de posse de um envelope contendo as notas falsas.
O material apreendido e o adolescente foram encaminhados para a DT, onde foi lavrado um Boletim de OcorrĂȘncia Circunstanciado (BOC) por ato infracional sem emprego de violĂȘncia.
As notas falsas foram encaminhadas para perĂcia no Departamento de PolĂcia Técnica (DPT) de Feira de Santana.
Confira algumas dicas para identificar notas falsas:
Marca d'ĂĄgua: coloque a nota contra a luz e verifique se a imagem do animal e o nĂșmero do valor da nota aparecem na parte clara.
Fio de segurança: observe se hĂĄ um fio escuro vertical que atravessa a nota. Ao colocar a nota contra a luz, verifique se o fio aparece com o valor e a palavra "reais".
Quebra-cabeças: coloque a nota contra a luz e verifique se o nĂșmero equivalente ao valor da nota aparece dentro do retângulo.
Alto relevo: verifique se algumas partes da nota tĂȘm alto relevo, como a legenda "RepĂșblica Federativa do Brasil", as laterais e os nĂșmeros.
NĂșmero escondido: coloque a nota na horizontal, na altura do olho, e verifique se o valor da nota aparece na lateral direita.
Além dessas dicas, também é importante ficar atento à textura da nota. Notas falsas costumam ser mais lisas que as verdadeiras.
Colocar em circulação, adquirir ou guardar nota falsa é crime, conforme o artigo 289 do Código Penal. A pena prevista é de trĂȘs a 12 anos de prisão, além de multa.