Santo Estêvão: Adolescente é apreendido após retirar encomenda nos Correios com R$ 1.000 em notas falsas

Um adolescente foi apreendido na tarde desta quinta-feira (9) em Santo EstĂȘvão com R$ 1.000,00 em notas falsas. A apreensão foi realizada pela PolĂ­cia Civil, que atendeu a uma denĂșncia da PolĂ­cia Federal.

Conforme informações colhidas pela reportagem do PĂĄgina da NotĂ­cia, a equipe do Serviço de Investigação da Delegacia Territorial de Santo Estevão (DT) foi até a agĂȘncia dos Correios da cidade, no local, os policiais encontraram o menor de posse de um envelope contendo as notas falsas.

O material apreendido e o adolescente foram encaminhados para a DT, onde foi lavrado um Boletim de OcorrĂȘncia Circunstanciado (BOC) por ato infracional sem emprego de violĂȘncia.

As notas falsas foram encaminhadas para perĂ­cia no Departamento de PolĂ­cia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Confira algumas dicas para identificar notas falsas:

Marca d'ĂĄgua: coloque a nota contra a luz e verifique se a imagem do animal e o nĂșmero do valor da nota aparecem na parte clara.

Fio de segurança: observe se hĂĄ um fio escuro vertical que atravessa a nota. Ao colocar a nota contra a luz, verifique se o fio aparece com o valor e a palavra "reais".

Quebra-cabeças: coloque a nota contra a luz e verifique se o nĂșmero equivalente ao valor da nota aparece dentro do retângulo.

Alto relevo: verifique se algumas partes da nota tĂȘm alto relevo, como a legenda "RepĂșblica Federativa do Brasil", as laterais e os nĂșmeros.

NĂșmero escondido: coloque a nota na horizontal, na altura do olho, e verifique se o valor da nota aparece na lateral direita.

Além dessas dicas, também é importante ficar atento à textura da nota. Notas falsas costumam ser mais lisas que as verdadeiras.

Colocar em circulação, adquirir ou guardar nota falsa é crime, conforme o artigo 289 do Código Penal. A pena prevista é de trĂȘs a 12 anos de prisão, além de multa.