Supertempestade solar pode "destruir a internet", alerta cientista

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Um cientista dos Estados Unidos alertou para o perigo de uma supertempestade solar que pode ocorrer nos próximos meses. O professor Peter Becker, da Universidade George Mason, afirmou que o fenômeno poderia causar danos significativos às redes de comunicação, incluindo a internet.

As supertempestades solares são eventos raros, mas extremamente poderosos. Elas ocorrem quando o Sol libera uma grande quantidade de energia em forma de plasma e campos magnéticos. Quando esse plasma atinge a Terra, pode causar distúrbios nas redes elétricas e de comunicação.

Becker estima que uma supertempestade solar poderia causar danos significativos à internet. A internet é baseada em uma rede de cabos submarinos que são vulneráveis a interferências eletromagnéticas. Uma supertempestade solar poderia causar danos a esses cabos, interrompendo o tráfego de dados.

O cientista afirma que uma supertempestade solar poderia deixar a internet inoperante por semanas ou até meses. Isso teria um impacto significativo na sociedade moderna, que depende da internet para uma ampla gama de atividades, incluindo comunicação, comércio e entretenimento.

Becker diz que é importante que as autoridades e os operadores de redes de comunicação se preparem para a possibilidade de uma supertempestade solar. Eles podem fazer isso investindo em sistemas de proteção contra interferências eletromagnéticas.

Outros cientistas também expressaram preocupação sobre o risco de supertempestades solares. Em um estudo publicado no ano passado, pesquisadores da Universidade de Washington avaliaram o impacto potencial de uma supertempestade solar na infraestrutura crítica dos Estados Unidos. O estudo concluiu que uma supertempestade solar poderia causar danos significativos a redes elétricas, sistemas de comunicação e sistemas de transporte.

Os cientistas afirmam que o risco de supertempestades solares é real e que devemos estar preparados para a possibilidade de um evento desse tipo.