Santo Estêvão tem 22 casos de dengue confirmados; diz Secretária de Saúde

Foto: Secretária de Saúde - Orlandina Nascimento

Foto: Secretária de Saúde - Orlandina Nascimento

Neste sábado (02), Santo Estêvão se uniu a cidades de todo o Brasil no Dia D contra a Dengue. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo mobilizar a população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Em entrevista ao site Página da Notícia, a secretária de saúde, Orlandina Nascimento, alertou para a gravidade da situação no município.

Até o momento, já foram confirmados 22 casos de dengue e 100 notificações, disse ela. O que mais preocupa é a circulação dos quatro tipos do vírus no município (1, 2, 3 e 4), o que aumenta o risco de casos graves.

O Hospital Municipal está lotado com pacientes com plaquetas baixas. As pessoas que estão com os sintomas graves estão sendo reguladas para outras unidades hospitalares.

Carro fumacê: uso criterioso

Questionada sobre o uso do carro fumacê, Orlandina Nascimento explicou que sua utilização depende de uma série de fatores, como a quantidade de casos confirmados e a gravidade dos sintomas. "O veneno utilizado não mata apenas o mosquito Aedes aegypti, mas também outras espécies, como as abelhas", disse a Secretaria.

Por isso, é importante usar o fumacê de forma criteriosa, com base em uma avaliação técnica.

Mobilização da população

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. "A melhor forma de combater a dengue é prevenir", afirma Orlandina. Cada um deve fazer a sua parte, eliminando a água parada de seus quintais e casas.