Esquema de vacinação contra HPV passará a ser feito com apenas uma dose, anuncia ministra da Saúde

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

A ministra da Sa√ļde, N√≠sia Trindade, anunciou que o esquema de vacinação contra o HPV passar√° a ser feita com apenas uma dose, sem a necessidade de duas, assim como o modelo seguido pelo Brasil até então.

"Uma só vacina vai nos proteger a vida toda contra v√°rios tipos de doença e de câncer causados pelo HPV, como o câncer de colo de √ļtero. Não vamos deixar que crianças e jovens corram esse risco quando crescerem", disse a chefe da pasta, através das redes sociais.

"Agora, temos mais vacinas para proteger nossa população contra os riscos causados por esse v√≠rus. Usar apenas uma dose de vacina foi uma decisão baseada em estudos cient√≠ficos, conforme recomendação da Organização Mundial da Sa√ļde (OMS)", acrescentou.

Atualmente, a parcela da população apta a se vacinar contra a infecção é a seguinte: jovens de 9 a 14 anos; v√≠timas de abuso sexual de 15 a 45 anos que não tenham sido imunizadas previamente; pessoas com HIV; transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológico de 9 a 45 anos.