Esquema de vacinação contra HPV passará a ser feito com apenas uma dose, anuncia ministra da Saúde

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o esquema de vacinação contra o HPV passará a ser feita com apenas uma dose, sem a necessidade de duas, assim como o modelo seguido pelo Brasil até então.

"Uma só vacina vai nos proteger a vida toda contra vários tipos de doença e de câncer causados pelo HPV, como o câncer de colo de útero. Não vamos deixar que crianças e jovens corram esse risco quando crescerem", disse a chefe da pasta, através das redes sociais.

"Agora, temos mais vacinas para proteger nossa população contra os riscos causados por esse vírus. Usar apenas uma dose de vacina foi uma decisão baseada em estudos científicos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)", acrescentou.

Atualmente, a parcela da população apta a se vacinar contra a infecção é a seguinte: jovens de 9 a 14 anos; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos que não tenham sido imunizadas previamente; pessoas com HIV; transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológico de 9 a 45 anos.