Santo Estêvão, 99 anos: historiador conta como surgiu a cidade

Foto: Reprodução/Facebook Paróquia de Santo Estêvão

Foto: Reprodução/Facebook Paróquia de Santo Estêvão

A cidade de Santo Estevão completa 99 anos de emancipação política nesta segunda-feira (21), localizada às margens da BR 116 Sul, o município atualmente conta com uma população estimada em 53.269 habitantes segundo os dados do IBGE.

Conta o professor e historiador Francisco Anísio que a cidade surgiu através das incursões do padre José da Costa e Almeida, que estava a procura de água para os seus animais. Após ter andado dias, o padre chegou em um local conhecido como "Riacho Salgado".

"Lugar de um valor histórico riquíssimo, o Riacho do Salgado é o marco de nascimento da cidade. Falar de Santo Estevão é falar de mais de 350 anos de colonização de uma região".

Historiador | Francisco Anísio

Segundo o entrevistado o processo de urbanização da cidade se iniciou na Praça da Lua, local onde foram construídas as primeiras moradias.

"Foi na praça da Lua, que começou o nascimento de uma vila, que virou essa grande comunidade, em 1739 chegou aqui o Padre José da Costa e Almeida, em 1751 a Igreja Católica já organivaza a Freguesia de Santo Estêvão de Jacuípe e daí a vila não parou de crescer".

Rua Genésio Cardoso (RUA DAS QUINZE)

"A rua das Quinze é um prolongamento da primeira urbanização de Santo Estevão, é uma das primeiras ruas depois da praça da Lua, a rua das Quinze nasce com a moradia de pessoas da zona rural que vinham fazer aqui casa de pouso, e durante os anos 50 do século passado, as mulheres de conveniência, começaram a receber homens, e nasceu a fama da rua das Quinze, rua onde se localizava os meretrícios" explica o historiador.

Feira Livre

Hoje o município tem uma das maiores feiras livres do interior da Bahia, o centro de abastecimento é um dos locais mais movimentados de Santo Estevão, onde se concentra grande da parte economia local.

"A primeira feira livre, nasce nos fundos da prefeitura, já em 1924, ela muda-se para Praça 7 de Setembro, a cidade cresceu e a praça não suportou a dimensão da feira livre, a partir dali a nossa feira foi para um grande centro de abastecimento, onde se encontra até hoje" diz o professor.

Emancipação política do município

"Santo Estevão vai virar cidade em 21 de setembro de 1921, é nesse ano que nasce a organização política da cidade" finalizou.