Na Bahia, Bolsonaro diz que está chegando a hora de 'novo grito de independência'

Presidente chegou sem mĂĄscara para inaugurar trecho da BR-101

O presidente Jair Bolsonaro chegou sem mĂĄscara à inauguração de um trecho da duplicação da BR-101, em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (26). Ele cumprimentou apoiadores e, em seguida, se dirigiu ao palco, onde colocou a mĂĄscara de proteção. O uso da mĂĄscara em ambientes pĂșblicos é obrigatório na Bahia por decreto estadual.

O avião presidencial chegou ao aeroporto de Salvador por volta das 10h.

A comissão seguiu de helicóptero até Conceição do JacuĂ­pe e depois foi de carro para Feira. Nesse Ășltimo trajeto, Bolsonaro ficou com o porta aberta e o corpo para fora do carro, o que é uma infração grave de trânsito, prevista no artigo 235 do Código Brasileiro de Trânsito.

Bolsonaro pediu que os apoiadores que estavam no evento se aproximassem do palco. Neste momento, as pessoas, que usavam camisas verde e amarelo, se aglomeraram na grade de proteção. Muitos gritaram "mito, mito, mito".

"Pedi pra liberar o povo para vir, porque um evento desse sem povo não existe. Vejo uma placa ali que o povo estĂĄ comigo... É o contrĂĄrio. Eu quem estou com o povo! VocĂȘs dão o norte sempre", afirmou o presidente, ao subir no palco. "Satisfação estar na Bahia, onde nasceu o Brasil".

Bolsonaro criticou medidas de fechamento de comércio tomadas em vĂĄrios estados, inclusive na Bahia, para evitar a disseminação do covid-19. "TĂĄ chegando a hora do Brasil dar um novo grito de independĂȘncia. Não podermos admitir alguns pseudo governadores quererem impor a ditadura no meio de vocĂȘs, usando do vĂ­rus para subjugĂĄ-los. Nós tratamos a questão do vĂ­rus com muita responsabilidade, mas sempre disse que além do vĂ­rus tĂ­nhamos que nos preocupar com o desemprego. Não foi o governo federal que obrigou vocĂȘs a ficar em casa, que fechou o comércio, que destruiu milhões de empregos. Podem ter certeza: esse suplĂ­cio estĂĄ chegando ao fim. Brevemente voltaremos à normalidade", disse ele.

Durante a visita, o presidente atacou uma repórter do SBT, que o questionou sobre a foto em que ele aparece com uma placa escrito "CPF cancelado" (expressão popularizada para falar sobre mortes de suspeitos de crimes). "VocĂȘ não tem o que perguntar não? VocĂȘ é idiota?", respondeu o presidente à jornalista.

Bolsonaro estava acompanhado do ministro TarcĂ­sio de Freitas, da Infraestrutura, pasta responsĂĄvel pela obra, e do ministro da Cidadania, João Roma. A inauguração é de um trecho de 22 km, ligando Feira a Esplanada. As obras de duplicação do trecho de Feira a Sergipe, que tem 165 km, foram iniciadas ainda em 2014, na época do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Acompanhantes de Gyn