PF intima Bolsonaro em inquérito que apura 'importunação' contra baleia

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro das Comunicações Fabio Wajngarten a prestarem depoimento em um inquérito que apura eventual crime ambiental em razão de "importunação" a uma baleia jubarte. De acordo com o processo, o ato ocorreu em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, no ano passado.

A corporação apura se foi violada a lei que proíbe a pesca ou o "molestamento intencional" de baleias. Em vídeos compartilhados pelas redes sociais, Bolsonaro aparece com uma moto aquática com motor ligado próximo ao mamífero.

O inquérito afirma que o condutor da moto aquática aparece em uma distância inadequada. "Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro", diz um trecho do relatório policial.

As oitivas devem ocorrer de maneira virtual na próxima semana. Wajngarten, que atualmente é advogado de Bolsonaro, foi chamado por conta de informações que apontam que ele estava presente no momento em que a situação ocorreu.

As baleias jubarte migram para Brasil em junho, para acasalarem, e permanecem até novembro. Só em 2022, 25 mil animais passaram pelo País, segundo o Instituto Baleia Jubarte.