Você envia vários currículos e não é chamado (a) para nenhuma entrevista? saiba porque isso acontece

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Geralmente, é muito comum ver pessoas se queixarem que enviam vários currículos para diferentes empresas, mas sequer são chamadas para uma entrevista. Se isso também acontece com você, saiba que o primeiro passo é procurar a raiz do problema para, a partir de então, tentar resolvê-lo.

Vale ressaltar que cada caso possui suas particularidades, mas, de modo geral, existem algumas situações específicas que contribuem para que isso ocorra. E é justamente sobre elas que vim falar hoje.

1. O seu currículo pode não estar atrativo

Tinha que ser ele o primeiro motivo, não é mesmo? Pois é, os dados apresentados em seu currículo podem não estar objetivos e claros, a estrutura inadequada ou o layout desorganizado, composto por elementos gráficos que poluem a estética dele. Tudo isso impede que o recrutador preste atenção nas informações sobre você que mais o interessa.

Por isso, primeiramente, revise o seu currículo e verifique em quais aspectos ele precisa melhorar.

2. Você não cumpre os requisitos da vaga

Toda vaga de emprego exige alguns requisitos mínimos para preenchê-la. Pode ser escolaridade, experiência, dentre outros. Por isso, antes de enviar o seu currículo para se candidatar à alguma, verifique se você cumpre com as exigências que foram previamente estabelecidas.

Caso não cumpra, mas deseja enviá-lo mesmo assim, você até pode fazer isso, porém saiba que as chances do seu currículo ser selecionado são mínimas.

3. Você entrega currículos avulsos

Muitas vezes o setor de RH não leva em consideração os currículos que recebem quando NÃO estão à procura de candidatos, principalmente, quando a empresa não possui banco de talentos (sistema específico para armazenar currículos). Pois, em meio ao grande volume de papéis e documentos que estão presentes nesse setor, caso não haja vagas em aberto, o seu currículo será só mais um.

Mas, se deseja arriscar mesmo assim, nesse caso, é interessante que você tenha em mente alguém que possua algum tipo de vínculo com a empresa, de modo que essa pessoa possa lhe referenciar nesse local quando você entregar o seu currículo.

Agora que você já sabe quais são as três causas mais comuns para não selecionarem o seu currículo para uma entrevista, identifique quais delas podem estar acontecendo com você e procure agir conforme as recomendações apresentadas nessa matéria.

E para mais conteúdo como esse, acesse a minha página profissional no Instagram: @recolocando­_se.

Texto Joice Santana