Pfizer inicia fase 2 de estudos para remédio que previne a covid-19

Foto: Reprodução/HeungSoon /Pixabay

Foto: Reprodução/HeungSoon /Pixabay

A Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 27, que iniciou a segunda fase de um estudo clínico de um medicamento oral para prevenção da covid-19.

O remédio PF-07321332 será coadministrado com o antirretroviral ritonavir duas vezes ao dia, durante 5 ou 10 dias, em 1.330 adultos saudáveis com 18 anos ou mais que estão morando na mesma casa que um indivíduo com a doença;

O estudo contará com um total de 2.660 pessoas, no entanto, como se trata de um teste duplo-cego, metade dos voluntários receberá o fármaco e a outra metade placebo.

O PF-07321332 deverá funcionar inibindo a atividade de uma enzima necessária para a multiplicação do coronavírus, e deve ser prescrito ao primeiro sinal de infecção ou exposição ao vírus.

Em caso de sucesso no estudo, o medicamente será submetido à aprovação dos órgãos reguladores e poderá ser o primeiro remédio oral do seu tipo.

"Se for bem-sucedida, acreditamos que esta terapia pode ajudar a interromper o vírus precocemente –antes que ele tenha a chance de se replicar extensivamente– potencialmente prevenindo doenças sintomáticas em pessoas que foram expostas e inibindo o início da infecção em outras pessoas", diz Mikael Dolsten, diretor-científico e presidente de pesquisa, desenvolvimento e medicina mundial da Pfizer.