Santo Estêvão: CNSE lança projeto "Estimulação Cognitiva durante a sessão de Hemodiálise"

O objetivo geral do projeto é desenvolver atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise, visando auxiliar na redução dos sintomas de ansiedade causado pelo processo de adoecimento e tratamento, promovendo a humanização.

Foto: CNSE

Foto: CNSE

A Clínica de Nefrologia de Santo Estêvão (CNSE) lançou nesta segunda-feira (22), o projeto designado "Estimulação Cognitiva durante a sessão de Hemodiálise".

De acordo com a CNSE, a Estimulação Cognitiva é um protocolo de intervenção psicossocial que tem como objetivo estimular mentalmente os participantes pelo uso de jogos educativos e leituras, em atividades individuais e em grupos, atuando diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral, buscando melhorar o desempenho de domínios como: memória, atenção, raciocínio, funções executivas, e a redução dos sintomas de ansiedade.

Foto: CNSE

Ainda conforme a instituição o objetivo geral deste projeto é desenvolver atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise, visando auxiliar na redução dos sintomas de ansiedade causado pelo processo de adoecimento e tratamento, promovendo a humanização.

Para a idealizadora do Projeto, Josiane Conceição, o projeto "Estimulação Cognitiva" trata diversos benefícios para os nossos pacientes como: a redução dos sintomas de ansiedade estimula à autonomia, a memória, as funções executivas como a atenção, concentração, melhora a qualidade de suas relações interpessoais, e proporcionar novas ferramentas para que os pacientes desenvolvam o seu potencial criativo.


As informações e imagens são da Clínica de Nefrologia de Santo Estêvão