Cientistas curam camundongos com câncer de mama em duas semanas

Foto: Wikimedia commons

Foto: Wikimedia commons

Em um estudo inovador, pesquisadores da Universidade Fudan, na China, afirmam ter curado camundongos com câncer de mama em apenas duas semanas após o implante de um microdispositivo que priva o oxigênio das células cancerígenas. A inovação foi divulgada na revista Science Advances em 31 de março.

A bateria autocarregável funciona com água salgada injetada na área cancerígena, consumindo o oxigênio das células em um processo chamado hipóxia. Os pesquisadores explicam que esse sistema faz com que as células cancerígenas "passem fome" sem o oxigênio necessário para se desenvolverem. Ela também permite que uma nova classe de medicamentos, os pró-fármacos ativados por hipóxia (HAPs), mate os tumores, deixando o tecido saudável intacto.

O dispositivo foi implantado nas axilas de 25 camundongos de laboratório com câncer de mama. "Depois de 14 dias, os tumores nos cinco camundongos que receberam a bateria e o tratamento medicamentoso diminuíram em média 90% – com quatro dos camundongos experimentando o desaparecimento do tumor", afirma o principal autor do estudo, Fan Zhang, professor da Universidade Fudan.

Os tumores nos outros grupos de roedores – que incluem os que não receberam tratamento, os que receberam apenas drogas HAP, uma bateria implantada não funcional ou apenas a bateria funcionando – permaneceram do mesmo tamanho ou aumentaram ao final do estudo.