Proteja sua conta do WhatsApp: Como evitar clonagem e roubo, e recuperar acesso em caso de golpe

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Muita gente pode não estar familiarizada com os termos ou com as práticas, mas o roubo e a clonagem de WhatsApp são bastante frequentes. Quando o WhatsApp é clonado, o criminoso passa a ter acesso a todos os dados do perfil, incluindo a lista de contatos, com isso, pode usar esses dados para envio de mensagens em nome da vítima, inclusive pedindo dinheiro.

WhatsApp clonado: o que fazer?

Acesse o WhatsApp, ele estará sem cadastro. Insira o seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Assim que você digitar o código recebido, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.

Caso você já tenha ativado a confirmação em duas etapas, será necessário informar esse código. Se você não se lembra dele, tudo bem. Aguarde sete dias para acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Mesmo assim, a outra pessoa que estiver utilizando seu celular será desconectada.

WhatsApp clonado: alguém poderá ler minhas conversas antigas?

Não! O WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e as mensagens são armazenadas no seu aparelho. Se alguma pessoa acessar sua conta de outro dispositivo, ela não poderá ler suas conversas.

A criptografia garante que somente você e a pessoa com quem você está conversando consigam ler a conversa. Caso seu WhatsApp seja conectado em outro dispositivo, as mensagens não serão carregadas.

Como deixar seu WhatsApp mais seguro?

Existe um recurso de segurança no próprio aplicativo que deixará sua conta mais segura: a confirmação em duas etapas. Isso significa que para cadastrar seu WhatsApp em outro celular, será necessário o código PIN.

O PIN é uma senha numérica composta por seis dígitos. Ela será exigida toda vez que fizer o login da sua conta. Quer dizer que toda vez que eu entrar no WhatsApp terei que digitar o PIN? Não, isso acontecerá algumas vezes apenas e, essencialmente, quando for utilizar o WhatsApp em outro celular.

Para ativar o PIN, siga o passo a passo:

Abra o WhatsApp;

Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;

Selecione "Configurações";

Clique em "Conta";

Escolha "Confirmação em duas etapas";

Pronto, basta cadastrar uma senha numérica.

Dicas de segurança

Não compartilhe seu código de confirmação e seu PIN da confirmação em duas etapas com ninguém.

Ative a confirmação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para que você possa redefinir seu PIN caso precise.

Defina uma senha para seu aparelho.

Atente-se a quem tem acesso físico ao seu celular. Pessoas que têm acesso ao seu aparelho podem usar sua conta do WhatsApp sem sua permissão.

Com informações do Serasa Premium