Cientistas orientam volta do uso de máscaras devido a nova variante altamente mutante da Covid-19

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Cientistas na Inglaterra estão recomendando o retorno ao uso de máscaras devido a uma preocupante "mutação" da variante da Covid-19. Além da subvariante da Omicron, chamada de Eris, que já causa preocupação devido ao alto grau de mutação e disseminação, uma nova subcepa, conhecida como 'BA.6', foi identificada, levantando temores sobre um possível cenário sombrio do coronavírus nas próximas semanas.

A subcepa 'BA.6' foi encontrada até o momento na Dinamarca e em Israel, apresentando um nível impressionante e alarmante de mutações, de acordo com os cientistas. A especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, Trisha Greenhalgh, destacou a necessidade de usar máscaras novamente diante dessa situação.

A professora Christina Pagel, matemática da University College London e membro do grupo Independent SAGE, mencionou que é "muito cedo" para avaliar completamente a subcepa 'BA.6', mas reconheceu que ela possui "muitas novas mutações que a tornam diferente das cepas anteriores do Omicron". Isso indica que a variante pode ter um potencial maior para causar uma ampla disseminação do contágio.

Com informações do Jornal O Globo