Pesquisa aponta projeções otimistas para o setor de vendas no Brasil

Após dois trimestres marcados pelos efeitos devastadores da pandemia da Covid-19, o cenário de desconfiança na economia contrasta com a recuperação de expectativas mais otimistas apuradas na Sondagem realizada em conjunto pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e a Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Dos entrevistados, 58,9% tem uma percepção negativa em relação às condições econômicas do país atualmente, por outro lado 44% têm uma projeção de otimismo para o futuro.

Leia também

Black Friday: Conheça seis ferramentas para monitorar os preços antes do evento

População em extrema pobreza aumentará pela primeira vez em 22 anos, prevê ONU

Prejuízos do turismo nos meses da pandemia já somam R$ 41,6 bilhões, mostra FecomercioSP

O presidente da ADVB, Aristides Cury indica que apesar das dificuldades esta já há uma sinalização positiva. “Se houve essa tendência a enxergar a atividade de vendas como melhor do que nos dois trimestres anteriores, meio que parecido com os anos anteriores, isso para nós demonstrou que é um sinal positivo da retomada. Ou seja, o pessoal de vendas acredita na retomada. E se ele acredita a retomada acontece”, diz. Ele enumera segmentos que superaram a crise. “O agronegócio, segmento de alimentação, supermercado, seguros de saúde, seguro de vida, construção. O pessoal está preso em casa, reformou até piscina” afirma. A expectativa média sobre à evolução da verba de marketing disponível para ações e investimentos nos próximos 12 meses é de elevação, para 43,3% dos representantes; de estabilidade, para 30% e de queda, para 26,7%.

*Com informações do repórter Daniel Lian